Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

FALAS DE ACESSO

Antes de estrear novela, Leticia Colin e Sterblitch participam de especial da Globo

LUCAS SEIXAS/TV GLOBO

O diretores Daniel Gonçalves e Pedro Henrique França posam com Leticia Colin e Eduardo Sterblitch em Falas de Acesso

Nos bastidores do especial, Daniel Gonçalves, Pedro França, Leticia Colin e Eduardo Sterblitch

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 18/9/2024 - 15h14

Leticia Colin e Eduardo Sterblitch, que atuaram juntos na segunda temporada  da série Os Outros (Globoplay) e já estão gravando a próxima novela das seis da Globo, Garota do Momento, participam do especial Falas de Acesso na próxima segunda (23). Os dois contracenam em esquetes de humor com atores com deficiência para fazer o público refletir sobre situações nem sempre tão divertidas que acontecem no dia a dia, envolvendo questões de preconceito, capacitismo e invisibilidade.

Pedro Henrique França, que assina roteiro e direção do programa, afirma que o projeto é um revolucionário. Ele revela que quase não acreditou que Leticia e Sterblitch embarcariam nessa missão. "Dois gênios que eu admiro tanto, contracenando com todos os atores com deficiência, incluindo eu, foi quase surreal. Mas foi real e ainda custo a acreditar que conseguimos realizar", diz.

"Botar esses corpos juntos em cena é chacoalhar o audiovisual para mostrar que isso é possível, que isso é necessário e que não precisamos de atores sem deficiência pra encenar as nossas vivências. Nossas histórias estão sendo escritas, dirigidas e protagonizadas em primeira pessoa", completa.

Por meio do humor e da dramaturgia, os atores vão reproduzir situações da realidade das pessoas com deficiência em uma jornada didática e também recheada de provocação. O objetivo é transformar o olhar do telespectador na semana que marca o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro).

Diretora artística do projeto, Patricia Carvalho fez questão de montar uma equipe diversa e pronta para contribuir com a proposta de transformação do programa. A apresentação ficou a cargo da jornalista Flavia Cintra, tetraplégica há mais de 30 anos. O programa irá ao ar após a exibição do Estrela da Casa.

Esse é o quarto especial do projeto Falas, série que aborda as principais efemérides do ano na programação da Globo, alinhada à jornada ESG (governança ambiental, social e corporativa) da emissora.

O primeiro foi Falas Femininas, depois veio o Falas da Terra e, por último, o Falas de Orgulho. Estão previstos mais dois programas que vão ao ar nas datas sociais que celebram o Dia do Idoso (1º de outubro) e o Dia da Consciência Negra (20 de novembro).


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.