Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Adeus

Ana Maria transforma Chaves em 'filósofo' e se despede de ex-algoz

Reprodução/TV Globo

Ana Maria Braga homenageia Roberto Gómez Bolaños no final do Mais Você desta segunda-feira (1°) - Reprodução/TV Globo

Ana Maria Braga homenageia Roberto Gómez Bolaños no final do Mais Você desta segunda-feira (1°)

PAULO PACHECO

Publicado em 1/12/2014 - 13h47

Ana Maria Braga encerrou o Mais Você desta segunda-feira (1°) com uma homenagem a Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves, morto na última sexta (28), aos 85 anos. A apresentadora transformou o personagem mexicano em "filósofo" e levou a sério uma piada dele, usando como mensagem de autoajuda. Seria uma despedida como outra qualquer não fosse o fato de Ana Maria ter acumulado sucessivas derrotas para o enlatado do SBT no início de seu programa na Globo, há 15 anos.

"Queria encerrar o programa de hoje com uma frase do Chaves, que nos deixou esta semana, e ele já dizia assim: 'Eu prefiro morrer do que perder a vida. O nome de Roberto Bolaños, o nosso Chaves que me acompanha desde que eu me entendo por gente. E muito sábio, né? Prefiro morrer do que perder a vida. Então não perca a vida hoje, tá? É preferível morrer do que deixar de viver", filosofou Ana Maria Braga.

Uma das marcas de Chaves era falar as mesmas coisas com palavras diferentes. Ao falar que preferia morrer a perder a vida, na verdade ele estava apenas brincando com sinônimos. Ou seja, se for levada ao pé da letra, a frase não quer dizer nada, não tem o sentido filosófico captado por Ana Maria Braga.

Chaves foi algoz de Ana Maria Braga na mudança dela para a Globo, em 1999. O Mais Você era transmitido às 13h40 e concorria com o enlatado mexicano. O livro Chaves: Foi Sem Querer Querendo? (2005), de Luís Joly, Fernando Thuler e Paulo Franco, relata que a alta cúpula do SBT estava desesperada com a estreia do Mais Você e decidiu exibir Chaves no mesmo horário por ordens de Silvio Santos.

Na primeira semana, Chaves atropelou Ana Maria Braga. Em dez confrontos, o Mais Você perdeu oito. O placar mais humilhante foi 16 a 8. O desespero saiu do SBT e foi para a Globo. Ana Maria Braga ficou mais um ano à tarde e fugiu do confronto com Chaves em agosto de 2000, quando mudou para as 11h por causa da propaganda política.

Assista à despedida de Ana Maria Braga para Roberto Gómez Bolaños:

Veja a cena de Chaves:


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.