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TVs gigantes dominam maior feira de tecnologia do mundo

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TVs cada vez maiores são tendências da CES 2014, feira de tecnologia que começou hoje (7) nos EUA - Reprodução

TVs cada vez maiores são tendências da CES 2014, feira de tecnologia que começou hoje (7) nos EUA

EDUARDO BONJOCH

Publicado em 7/1/2014 - 18h39

Na área de televisores, os olhares se voltam para a CES 2014, a maior feira de eletrônicos do mundo, que começou hoje (7) e vai até sexta (10) em Las Vegas (EUA). No evento, dá para ter uma ideia das grandes apostas para o ano. Claro que nem tudo que é mostrado ali se torna um sucesso de vendas, mas serve como bom indicativo para quem quer descobrir qual o próximo passo da indústria.

TVs cada vez maiores

Todos os anos é travada uma verdadeira guerra entre os fabricantes para saber quem apresenta a maior TV da feira, mas nunca esse título pareceu tão importante quanto nos dias atuais. O consumidor está buscando telas cada vez maiores (inclusive no Brasil, onde a maior procura já é pelos modelos a partir de 40 polegadas).

Telas superiores a 40 polegadas, portanto, são uma das grandes apostas do setor. É nas telas maiores que as novas tecnologias de TVs, como os modelos de resolução 4K ou do tipo Oled (sigla para Organic Light-Emitting Diode, ou diodo orgânico emissor de luz) mostram toda sua superioridade diante dos televisores de LED atuais.

Resolução 4K em alta, mas falta conteúdo

Depois de reinar absoluta nos últimos anos, a resolução full HD (1920 por 1080 pixels) já é vista como passado entre engenheiros e técnicos do setor. Todos os grandes fabricantes, sem exceção, querem a popularização das TVs com resolução 4K (ou Ultra HD, de Ultra High Definition), que tem como grande atrativo a melhor nitidez da imagem. Quatro vezes superior à definição full HD (são 3840 por 2160 pixels), a resolução 4K se traduz em um maior detalhamento de imagem e profundidade. 

Mas, para que o 4K se torne realidade, o primeiro obstáculo é o alto custo. No Brasil, por exemplo, esses modelos custam mais de R$ 10 mil. Mas esse não é o único problema: é preciso também ter oferta de conteúdo em Ultra HD/4K. E, depois da experiência desastrosa com o 3D, emissoras e estúdios estão com receio de fazer grandes investimentos.

Ao que tudo indica, a solução inicial estará mesmo nos serviços de video on demand. O YouTube, por exemplo, já oferece vídeos curtos com resolução 4K, mas de forma ainda meio experimental. Na CES, o YouTube promete mostrar um codec mais eficiente para esse tipo de aplicação, capaz de reduzir o tamanho dos arquivos e o tempo de carregamento dos conteúdos.

Executivos da Netflix também confirmaram a sites americanos que estão firmando parcerias com fabricantes de TV para viabilizar o streaming de conteúdo 4K em telas grandes. A primeira iniciativa deve ser com a segunda temporada da série House of Cards, que estreia em 14 de fevereiro.

TVs OLED: a grande aposta

Nos bastidores da CES, não se fala em outra coisa: esta será a feira das TVs OLED. Os primeiros modelos de tela grande desse tipo chegaram ao mercado em 2013. Os mais curiosos são aqueles que trazem uma suave curvatura, que amplia o ângulo de visão e a imersão dos espectadores.

Entre as vantagens das novas TVs OLED está a capacidade de exibir imagens mais claras, vivas e com maior contraste, consumindo menos energia do que outras TVs de mesmo tamanho. São também mais finas, chegando a 4mm de espessura. A principal desvantagem está no preço altíssimo: no Brasil, custam a partir de R$ 40 mil.

O grande desafio está em romper a barreira da produção em escala, barateando os custos de fabricação. Enquanto esse dia não chega, os fabricantes prometem encher a CES de novos modelos desta tecnologia. A LG, por exemplo, está com uma linha completa de TVs Oled em Las Vegas, mas, curiosamente, o maior modelo de tela curva utiliza tecnologia LED-LCD. É um televisor Ultra HD de 105 polegadas. A dúvida é se esse televisor gigante será mesmo lançado comercialmente ou será apenas mais um protótipo típico das grande feiras.

Futuro das TVs de LED

Hoje, elas dominam o mercado de telas finas e é claro que não vão sair de cena. Como todas se parecem, o consumidor precisa ficar atento aos diferenciais de cada marca e modelo. E são justamente esses detalhes que serão realçados em 2014: as variadas opções de conectividade, a maior oferta de aplicativos de internet e a facilidade de comunicação com os outros equipamentos que você tem em casa, como o celular e o tablet.

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