Vida simples
Divulgação
Tela de televisor da LG com o sistema webOS, que sugere conteúdos de web e TV ao telespectador
EDUARDO BONJOCH
Publicado em 11/7/2014 - 6h20
Ver TV ou buscar conteúdos da internet? Essa é uma dúvida comum para quem investe em uma TV conectada à web. A boa notícia é que os dois mundos já conseguem “conversar” simultaneamente entre si nas novas TVs inteligentes da LG com a plataforma webOS.
Nesses televisores, é possível acessar a barra de navegação na web, onde ficam as várias opções de aplicativos, sem deixar de ver o programa de TV, que continua sendo exibido normalmente na mesma tela. E dá para mudar de conteúdo, da TV para a web e vice-versa, com apenas um toque no controle remoto Smart Magic, que também permite fazer buscas na internet e nas redes sociais por meio de voz.
Basta mais um toque no controle, que funciona como um mouse na tela do televisor, para retornar à programação anterior, como se estivesse trocando de canal. Assim, o telespectador pode sair do YouTube e migrar para a TV aberta ou interromper um filme na Netflix para acessar o aplicativo do Facebook com muita rapidez.
“Quando uma tela é vista pela primeira vez, ela se mantém carregada e permanece na parte esquerda da barra de navegação dos televisores, podendo ser acessada novamente a qualquer momento”, explica Rogério Molina, gerente-geral de TVs da LG. “Isso economiza tempo entre a mudança de um conteúdo para o outro.”
Segundo ele, a nova plataforma consegue deixar a navegação pela internet nas TVs conectadas mais fácil e intuitiva. A tecnologia webOS estará presente em pelo menos 80% da linha 2014 de TVs do fabricante, em telas de 39 a 84 polegadas. Cerca de dez modelos estão à venda nas lojas. O mais barato, de 39 polegadas, custa R$ 2.499. Com 65 polegadas, o maior televisor com essa tecnologia que já está no mercado sai por cerca de R$ 9.500.
TV dá dicas de conteúdo
Ao selecionar a opção Today, que faz parte do menu das TVs webOS, o telespectador recebe dicas de programas de TV, filmes na internet e outras atrações que possa ter perdido. Quem dá as sugestões é a própria TV inteligente, que identifica o perfil de cada um de acordo com os tipos e gêneros de conteúdo mais acessados no televisor.
E se quiser pesquisar mais detalhes na internet ou até comentar algum desses conteúdos nas redes sociais, o usuário pode usar a função de reconhecimento de voz do controle remoto e fazer as duas coisas sem ter que digitar nada. É só se aproximar do controle e falar pausadamente o texto que você deseja incluir na busca ou a frase que quer postar no Twitter ou Facebook. Em seguida, o próprio televisor escreve esse conteúdo na tela e inicia esse trabalho sem que você precise recorrer a um teclado virtual.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.