Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TV do presente

TV de tela curva permite assistir a dois programas no mesmo aparelho

Divulgação/Samsung

TV Oled de 55 polegadas da Samsung; curvatura da tela evita distorções na imagem - Divulgação/Samsung

TV Oled de 55 polegadas da Samsung; curvatura da tela evita distorções na imagem

EDUARDO BONJOCH

Publicado em 30/11/2013 - 13h52
Atualizado em 3/12/2013 - 12h09

Entre as diversas opções de TVs oferecidas pelos fabricantes neste final de ano, algumas devem chamar a sua atenção nas lojas. São as TVs de tecnologia Oled, que estão chegando ao mercado em três modelos de 55 polegadas das marcas LG e Samsung. Elas dificilmente passam despercebidas: têm as telas levemente curvas. E são caríssimas.

As telas Oled (sigla para Organic Light-Emitting Diode, ou diodo orgânico emissora de luz) utilizam materiais orgânicos, compostos por moléculas de carbono, que emitem luz ao receberem carga elétrica. Graças a esse processo, conseguem exibir imagens mais claras, vivas e com maior contraste, trazendo desempenho semelhante (ou até superior, em alguns casos) ao das TVs de plasma. Além disso, consomem menos energia.

Segundo os fabricantes, a leve curvatura nas bordas amplia o ângulo de visão, evitando distorções na tela (inclusive para quem está sentado nas laterais da sala) e aumentando a imersão nas imagens, como no cinema.

Outra vantagem é que essas telas produzem luz própria, dispensando o uso de luz de fundo (backlight) e, consequentemente, permitindo uma redução no tamanho dos gabinetes. A TV OLED curva da LG, por exemplo, tem apenas 4 milímetros de espessura.

A LG começou em novembro a comercializar a primeira TV Oled de tela curva do mercado brasileiro. Agora em dezembro, chegou a vez da Samsung lançar seu modelo de 55 polegadas com a mesma característica.

Essa tecnologia não é nova. Já há alguns anos vem sendo utilizada na fabricação de telas menores, principalmente de celulares. Na área de TVs, o grande desafio tem sido reduzir os custos de produção, viabilizando a comercialização em larga escala. Os preços dos três modelos que estão chegando ao mercado variam de R$ 40 mil (TVs da LG, que já estão sendo produzidas no Brasil) a R$ 45 mil.

TV Oled Gallery, da LG, que exibe pinturas clássicas quando fica em modo stand-by

A TV que vira quadro

Além de apostar na tela curva de 55 polegadas, a LG também apresentou na semana passada um segundo modelo de tecnologia Oled, que vai chegar às lojas nos próximos dias. Com o mesmo tamanho de sua "irmã" mais velha, a Oled Gallery não é curvada, tem o formato convencional, com moldura em forma de quadro. Em modo stand-by, é ativado o “Modo Gallery”, que exibe imagens de pinturas clássicas em looping, já armazenadas na memória do aparelho.

Imagens em dobro com a mesma TV

Já a Samsung está vendendo um televisor de Oled que permite que duas pessoas assistam a programas diferentes no mesmo aparelho. A “mágica” é possível através de óculos 3D com fones de ouvido embutidos, que acompanham o produto. Assim, dá para sintonizar dois canais ao mesmo tempo, mas que são vistos separadamente por dois espectadores com seus óculos especiais. E um usuário não atrapalha o outro, já que o som é liberado de forma independente para cada óculos com fones.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.