Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Tamanho é documento

Saiba como escolher o televisor mais indicado para a sua sala

Reprodução

Família vê TV na sala; qualidade de definição da imagem depende da disposição do aparelho na casa - Reprodução

Família vê TV na sala; qualidade de definição da imagem depende da disposição do aparelho na casa

EDUARDO BONJOCH

Publicado em 1/11/2013 - 15h53
Atualizado em 2/11/2013 - 14h45

Quando o consumidor compara várias TVs na loja, quase sempre a maior é a que chama mais a atenção. Mas nem sempre aquele televisor de tela grande e fininha é o mais indicado para uma sala compacta. Dimensionar corretamente o tamanho do televisor de acordo com o espaço da casa exige alguns cuidados.

Quanto menor a distância entre a tela e o sofá, maior o número de pixels (pontos de formação da imagem) necessários para obter um resultado mais uniforme e agradável. Nesses casos, o melhor é procurar pelos aparelhos Full HD, com resolução de 1920 por 1080 pixels, ou por um dos novíssimos (e mais caros) televisores 4K.

Nos modelos com resolução mais modesta, como as TVs de tela fina chamadas de HD-Ready (geralmente com definição máxima de 1366 por 768 pixels), é bem provável que você enxergue os pontos de formação da imagem ao se sentar muito perto da tela. Resultado: a imagem perde a naturalidade e a experiência de ver TV torna-se mais cansativa. Portanto, procure manter uma distância de dois metros e meio a três metros para ter um melhor desempenho com TVs HD-Ready de 40" a 43".

Para calcular a distância ideal

Como não existem fórmulas matemáticas para o cálculo das distâncias ideais entre a TV e o espectador, a solução é recorrer ao bom senso e aos testes práticos do dia a dia. Uma regra que costuma funcionar é multiplicar a largura da área visível da tela (sem a moldura) por três. O resultado será a distância indicada para ter um bom envolvimento na visualização de conteúdo em alta definição.

Para uma TV Full HD de 32”, por exemplo, considere uma distância mínima aproximada de dois metros entre a tela e o sofá, ou de dois metros e meio a 2,6 metros no caso de um modelo de 40”.

Levando em conta essa distância, fica fácil perceber que os televisores de 32” a 43” são os mais recomendados para ambientes de 10 a 15 metros quadrados. Televisores de 50”, por exemplo, são indicados somente para áreas maiores, quando for possível manter mais de metros entre a tela e o sofá.

Dicas que fazem a diferença

► Quando é necessário ganhar alguns preciosos centímetros entre o sofá e a TV, a melhor solução é acomodar o aparelho diretamente na parede com um suporte. Alguns modelos permitem acomodar o televisor a apenas dois centímetros da alvenaria.

► Com resolução quatro vezes superior à Full HD, as TVs 4K permitem que o sofá fique bem mais perto da tela sem prejuízos à qualidade da imagem.

► Quem gosta de ver imagens em 3D também pode sentar um pouco mais perto da tela, o que reforça o efeito tridimensional em games e filmes.

► Oriente as crianças a ficarem no sofá (ou pelo menos respeitando a mesma linha onde o móvel está posicionado) enquanto assistem à TV. Quando elas ficam muito perto da tela, podem sentir enjoo e dor de cabeça, principalmente após algumas horas vendo conteúdo em 3D na posição incorreta.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

TUDO SOBRE

3D

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.