Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Cooooorta!

Relembre cinco gafes tecnológicas que marcaram as novelas da Globo

Divulgação/Globo

A atriz Débora Falabella interpretando Nina na novela Avenida Brasil (2012), da Globo - Divulgação/Globo

A atriz Débora Falabella interpretando Nina na novela Avenida Brasil (2012), da Globo

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 25/10/2013 - 15h32
Atualizado em 26/10/2013 - 17h08

[Publicado originalmente à 0h01 de 26/10/2013]

Por mais que a Globo, a maior emissora de TV do país, se esforce para que suas novelas sejam impecáveis, não tem jeito. Sempre acontece uma ou outra derrapada no meio do caminho. E, nos dias atuais, com a popularização das redes sociais, está cada vez mais difícil cometer algum deslize sem chamar a atenção dos telespectadores.

O Notícias da TV selecionou cinco gafes tecnológicas da história recente das novelas da Globo. Algumas já se tornaram pérolas, como a falta de backup das fotos da vingança de Nina em Avenida Brasil (2012) e a busca por um melhor sinal de celular dentro de um elevador na Turquia em Salve Jorge (2012). Confira estas e outras falhas a seguir:

Sinal de celular no elevador

Campeã absoluta de gafes entre as novelas dos últimos anos, Salve Jorge, de Gloria Perez, também derrapou feio na área tecnológica. Logo após descobrir o segredo da vilã Lívia Marini (Claudia Raia), Raquel (Ana Beatriz Nogueira) liga imediatamente para a delegada Helô (Giovanna Antonelli) de um celular em um hotel na Turquia. Como a ligação não estava boa, ela contraria todas as orientações técnicas e entra em um elevador para tentar uma melhor comunicação. Na foto, Lívia se prepara para dar uma seringada fatal em Raquel.

Câmeras de segurança: só na vida real

Após receber muitas críticas nas redes sociais, a autora de Salve Jorge, Glória Perez, comentou que a câmera existia, mas Lívia tinha cúmplices no hotel. Walcyr Carrasco, que assina Amor à Vida, atualmente no ar, não aprendeu a lição. Na trama, o casal Michel (Caio Castro) e Patrícia (Maria Casadevall) _ambos na foto acima_ soube aproveitar a falta de câmeras no elevador do hospital. Mas, curiosamente, eles foram pegos em momentos quentes por uma câmera indiscreta instalada em um provador de loja.

Um pendrive para Nina

De todas as gafes, esta foi a de maior repercussão. Considerada uma das melhores novelas dos últimos anos, Avenida Brasil (2012), de João Emanuel Carneiro, pecou do ponto de vista tecnológico em um dos momentos mais decisivos da trama. Mostrando pouca (ou nenhuma) familiaridade com tecnologia, Nina (Débora Falabella, foto acima) perde todas as cópias impressas das preciosas fotos íntimas de Carminha (Adriana Esteves) com o amante Max (Marcello Novaes) e não tem como recuperar os arquivos, sem pendrive nem cartão de memória da câmera digital ou cópia de segurança no e-mail. O público, claro, não perdoou, e a divertida campanha “Um pendrive para Nina” ganhou as redes sociais.

Parto sem ajuda

Na novela Celebridade (2003), a elegante Maria Clara Diniz (Malu Mader) dá a luz no meio de uma tempestade. Quando a protagonista da trama começa a sentir que o bebê está a caminho, no meio de uma viagem romântica, nem ela nem o namorado Hugo (Henri Castelli, foto acima) resolvem pedir ajuda pelo celular, orelhão ou a alguém na rua. A saída lúdica (e difícil de engolir) encontrada pelo autor Gilberto Braga foi fazer o casal invadir uma cabana abandonada no meio da estrada. Ali, Hugo fez sozinho o parto de Maria Clara, com direito a uma cama que surge com lençol limpinho de elástico nas pontas.

O iPhone maluco

Se você tem dúvidas sobre como usar seu celular, não pergunte para o médico Gabriel (Felipe Camargo, foto), personagem de Amor Eterno Amor (2012). Em uma cena que foi ao ar no dia 26 de abril, ele telefona para Rodrigo (Gabriel Braga Nunes), mas o iPhone está de ponta-cabeça, com a saída de áudio aparecendo na parte inferior do aparelho. Mas ele conversa normalmente, ouvindo pelo microfone, sem se incomodar com esse detalhe.


Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.