Tudo na TV

Jogos e vídeos deixam a Copa mais divertida nas TVs conectadas

Eduardo Bonjoch/NTV

Tela do jogo PerfectKick, que simula competição de cobrança de pênaltis, disponível nas TVs conectadas da LG - Eduardo Bonjoch/NTV

Tela do jogo PerfectKick, que simula competição de cobrança de pênaltis, disponível nas TVs conectadas da LG

EDUARDO BONJOCH - Publicado em 03/07/2014, às 09h03 - Atualizado em 04/07/2014, às 06h45

Na reta final, a Copa do Mundo vem alavancando o uso de aplicativos e games nos televisores conectados à internet. Alguns aplicativos e jogos foram criados especialmente para quem é fã de futebol, e o telespectador pode aproveitar essas funções antes, durante e depois dos jogos.

Até as sempre tensas cobranças de pênaltis, que se tornaram comuns nessa etapa da competição, ganharam uma versão em formato de game. O jogo PerfectKick, que está presente nas TVs conectadas da LG, simula uma competição entre pênaltis. Quando a disputa começa, o controle remoto da TV, que é sensível ao movimento, transforma-se em joystick. Dá para jogar sozinho ou com jogadores de outros países, criando até campeonatos.

Para encontrar conteúdos da Copa, o usuário precisa acessar o aplicativo LG Arena Sports. "Adaptamos o app Placar UOL, muito utilizado em smartphones e tablets, para a linguagem das nossas Smart TVs", afirma Rogério Molina, gerente-geral de TVs da LG, que firmou parceria de conteúdo com o UOL nesse aplicativo.

Ao navegar pelo app, o espectador tem acesso a notícias, vídeos com curiosidades, análises dos jogos, fotos, escalações, estatísticas, resultados e a classificação geral das seleções. Segundo ele, a grande vantagem está na possibilidade de buscar conteúdos na internet enquanto a imagem das partidas continua sendo exibida. “Além disso, passar do aplicativo da web para a programação de TV e vice-versa é tão simples quanto mudar de canal nos novos televisores com a plataforma WebOS, que estará presente em 80% dos modelos de 2014.”

Para rodar o app com tranquilidade, a recomendação é que a banda larga seja de pelo menos dez megabits por segundo. "Quando a Copa terminar, o aplicativo continuará recebendo atualizações com a cobertura do Campeonato Brasileiro, da Libertadores e dos campeonatos europeus", diz Molina.

Outros fabricantes também possuem aplicativos de TV voltados para a Copa. A Samsung tem parceria de conteúdo com a ESPN e a Sony, como o canal Sportv.

Mude as cores e o som das transmissões

Pode ser "Modo Torcida", "Função Futebol" ou "Modo Futebol'. Embora o nome varie de fabricante para fabricante, o recurso é quase sempre semelhante: permite realçar as cores do gramado, que ficam mais vibrantes, e até elevar o som da torcida durante a transmissão dos jogos, deixando o narrador em segundo plano. Nas TVs da LG, existem também alguns efeitos sonoros (aplausos, fogos, tambores, vaias), que podem ser incluídos na hora dos jogos.

A integração das TVs com as redes sociais também está sendo explorada durante a Copa do Mundo. Hoje, já é possível comentar os lances de um jogo de futebol em tempo real no Twitter ou no Facebook pela própria tela do televisor conectado à internet. "Dá até para fotografar, editar e postar imediatamente nas redes sociais algum momento polêmico da partida, enquanto a família continua acompanhando a disputa ao vivo", explica Molina, da LG.

Para não perder nenhum jogo decisivo ou guardar as imagens da final em seu arquivo, a dica é gravar as partidas com a ajuda de um HD externo, que deve ser conectado à entrada USB do seu televisor. É bom esclarecer que isso funciona apenas com as imagens da TV digital aberta. Canais de TV por assinatura ficam de fora. 

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Quem é o personagem mais trouxa da TV?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook