TV DIGITAL
Reprodução/TV Globo
Fernando Caruso interpreta Antenor, o antenista em vídeos sobre a substituição das parabólicas
A Globo anunciou para 18 de agosto o desligamento de seu sinal analógico nas parabólicas. Desde 2022, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem promovido a transição gradual das antenas receptoras para o modelo digital. Em dezembro, todos os sinais via satélite de parabólicas antigas serão encerrados de maneira definitiva. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase 23 milhões de domicílios no Brasil veem TV aberta via parabólica.
Líder de audiência no Brasil, a Globo será a emissora mais cautelosa na transição, juntamente com o SBT --a TV de Silvio Santos também desligará o seu sinal em 18 de agosto. A Record interrompeu o seu no fim de março, enquanto Band e RedeTV! prometem os seus desligamentos para a próxima terça-feira (30).
A mudança de antenas se faz necessária porque as parabólicas antigas operam na banda C, que passou a ser utilizada para a operação do sinal 5G de internet móvel. Se as duas transmissões continuarem compartilhando essa "estrada", os equipamentos sofrem interferência --como os "chuviscos". Em casos extremos, a televisão pode até perder totalmente o sinal.
Assim, optou-se por migrar o sinal das parabólicas para a banda Ku. A principal vantagem é a melhor qualidade de imagem, que passa a ser digital, permitindo a recepção de conteúdo em alta definição.
As emissoras têm intensificado uma campanha informativa sobre a necessidade da troca da parabólica antiga. O SBT exibe avisos ao longo de sua programação, e a Globo, ainda em 2022, colocou no ar o personagem Antenor, o antenista, vivido pelo comediante Fernando Caruso.
Nos vídeos, Antenor mostra a importância e os benefícios da troca da antena parabólica antiga por uma nova. Ainda destaca que a substituição é gratuita caso o espectador possua uma antena antiga e faça parte do Cadastro Único do Governo Federal.
Devem ser trocadas as parabólicas antigas --aquelas que se assemelham a um guarda-chuva de cabeça para baixo. Quem tem a antena "espinha de peixe", antena interna ou TV por assinatura não precisa realizar a substituição. Caso o televisor tenha sido fabricado antes de 2010, também será necessária a aquisição de um conversor de sinal digital.
Para quem faz parte do Cadastro Único do Governo Federal, a troca é gratuita e deve ser agendada pelo telefone 0800-729-2404 ou pelo site Siga Antenado. Já para quem não tem o registro , a indicação é recorrer a um profissional técnico especializado em instalação de antenas para fazer a troca.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.