antes das fernandas
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Fernanda Montenegro com Fernanda Torres: mãe e filha já foram indicadas ao Globo de Ouro
A indicação de Fernanda Torres ao Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama é motivo de celebração para o Brasil, mas não é um feito inédito. Antes dela, outros quatro atores nacionais já tinham sido indicados --inclusive a mãe dela, Fernanda Montenegro, em 1999. Mas um desses intérpretes acabou esquecido pela história, e muita gente sequer sabe que ele é brasileiro.
Trata-se de Daniel Benzali, carioca de 78 anos, reconhecido por sua atuação na série de drama Murder One (1995-1997). Como sua carreira foi sempre voltada para os Estados Unidos e para o Reino Unido, ele nunca obteve muito reconhecimento entre o público de seu país.
A história de Benzali em Murder One é curiosa: antes de ganhar o papel do advogado Ted Hoffman, ele havia feito participações especiais em Nova York Contra o Crime (1993-2005) e L.A. Law (1986-1994), ambas criadas por Steven Bochco (1943-2018). O produtor se impressionou tanto com o talento do ator que o convidou para protagonizar sua nova série.
Só que ter o brasileiro como protagonista não deu tão certo. Segundo o próprio Bochco, Benzali se atrasava para as gravações todos os dias. Ele questionou o astro sobre o motivo, e ouviu uma resposta inusitada: ele só saía de casa depois de fazer o cocô matinal, pois não conseguia usar o banheiro de seu trailer no estúdio.
Sem conseguir justificar o atraso diário, o produtor optou por demitir o protagonista de Murder One depois de uma temporada --e uma indicação histórica ao Globo de Ouro--, substituindo-o pelo australiano Anthony LaPaglia no segundo ano. A audiência caiu, e a série acabou cancelada.
A fama de Daniel Benzali, no entanto, se espalhou por Hollywood, e ele só foi conseguir emprego fixo em outra série na virada do século, com The Agency (2001-2003). Também fez participações especiais em outras atrações, até se aposentar em 2015. O brasileiro atualmente vive em Londres.
divulgação/abc
Stanley Tucci (à esq.) com o brasileiro Daniel Benzali
Antes de Benzali e de Fernanda Torres, o Brasil tinha sido representado na premiação por Sonia Braga. A atriz já foi indicada três vezes: atriz coadjuvante de cinema por O Beijo da Mulher-Aranha (1985) e Luar Sobre Parador (1988) e atriz coadjuvante em TV por Amazônia em Chamas: A História de Chico Mendes (1994) --que também lhe rendeu uma nomeação ao Emmy.
Já Fernanda Montenegro foi lembrada pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood por seu trabalho no filme Central do Brasil (1998) --que levou a veterana a fazer história no Oscar.
E Wagner Moura repetiu os passos de Benzali ao receber uma indicação a melhor ator em série de drama por seu papel em Narcos (2015-2017), da Netflix. Nenhum deles se sagrou vencedor.
Fernanda Torres vai ter uma pedreira pela frente na busca pelo prêmio inédito. Ela concorre com Pamela Anderson por seu papel em The Last Showgirl, Angelina Jolie por Maria Callas, Nicole Kidman por Babygirl, Tilda Swinton por O Quarto ao Lado e Kate Winslet por seu trabalho em Lee.
A entrega do Globo de Ouro está marcada para 5 de janeiro, em Los Angeles. A TNT e a Max vão exibir a premiação no Brasil.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.