Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Tudo explicado

Lost faz 10 anos: relembre 5 enigmas que mantêm o fascínio da série

Divulgação/Lost

Terry O'Quinn como o John Locke em Lost, papel que lhe rendeu o Emmy de melhor ator em 2005 - Divulgação/Lost

Terry O'Quinn como o John Locke em Lost, papel que lhe rendeu o Emmy de melhor ator em 2005

JOÃO DA PAZ

Publicado em 12/9/2014 - 15h16
Atualizado em 21/9/2014 - 14h52

Há dez anos estreava Lost, uma das séries mais intrigantes da TV mundial, conhecida pelos mistérios da ilha em que toda a ação se passava. Comandada por J.J. Abrams, a série da rede ABC ficou no ar de 22 de setembro de 2004 a 23 de maio de 2010 e teve uma média de 13,55 milhões de telespectadores por episódio nos Estados Unidos. Na TV brasileira, a data vai passar batida. Os canais Sony Spin e AXN não detêm mais os direitos de exibição na TV por assinatura. 

Lost contava a história de sobreviventes de um voo que ia da Austrália para Los Angeles. O avião caiu em uma sinistra ilha do Pacífico Sul, onde havia um urso polar, uma estátua grega e uma fumaça preta com uma força devastadora. A série acabou sem deixar claro se a ilha era uma espécie de purgatório ou se existiu mesmo. O final decepcionante foi bombardeado pelos fãs

A seguir, o Notícias da TV relembra cinco enigamas de Lost: Para que serviam os ursos polares? O sincretismo religioso tinha qual finalidade? Por que as mulheres não ficavam grávidas na ilha? Quem construiu a estátua de Tawaret? Os números que constantemente apareciam na série representavam o quê?

O principal mistério

Os números 4, 8, 15, 16, 23 e 42 são um dos grandes símbolos da série. Viraram referência em menções à Lost, aparecendo em outras produções (The Simpsons, Veronica Mars), em HQs da Marvel e até em games. Apareceram pela primeira vez na segunda temporada e foram revelados como uma equação matemática para manter o universo como está. Se fossem manipulados incorretamente, poderiam acabar com tudo.

Jacob (Mark Pellegrino), tido como o chefe da ilha, utilizou esses números para escolher seu substituto. Com os mesmos números, o personagem Hurley, o Hugo (Jorge García), ganhou na loteria antes de cair na ilha.

Referências religiosas

O comandante da ilha também carregava outros enigmas, a começar pelo seu nome, referência direta ao personagem bíblico Jacó. O cristianismo teve uma presença mais marcante, mas religiões como budismo e islamismo também foram foram citadas na série.

A última cena de Lost foi numa igreja ecumênica (foto acima), o que reforça o aspecto religioso da série, que tinha na fé um ponto de ligação entre os personagens. A igreja também permite uma interpretação de que tudo na ilha era um ritual de passagem.

Estátua de Tawaret e infertilidade

Outro elo de Jacob com mais um mistério é a chamada estátua de quatro dedos. Ela representa Tawaret (foto acima), deusa grega da fertilidade. Jacob viveu embaixo dela por séculos. Não há uma justificativa para sua existência, a não ser mostrar que a ilha teve habitantes em um tempo remoto. Por ser a deusa da fertilidade, muitos acreditaram que fosse um simbolismo relacionado ao fato de as mulheres não engravidarem na ilha.

Fumaça preta

A misteriosa fumaça preta permeou Lost do primeiro ao último episódio. Surgia do nada, no meio da floresta, e perseguia quem estava por perto. Apareceu pela primeira vez quando Jacob jogou seu irmão dentro de uma caverna, revela-se em um flashback no final. A partir daí, a fumaça preta passou a ser a grande vilã da ilha, tentando destruí-la e matar Jack. O que era a fumaça, no entanto, nunca foi revelado. 

Ursos polares

Lost abordou o polêmico tema de animais usados para fins científicos. Esse era o propósito dos ursos polares (foto acima) estarem na ilha. Por muito tempo, os habitantes da ilha não são sabiam a razão pela qual os bichos estavam por ali. Eles foram levados para lá pela Inciativa Dharma (grupo científico que faziam pesquisas na ilha) com o único objetivo serem usados em estudos.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

TUDO SOBRE

AXN

Globo

Lost

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.