Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Xô, praga!

De Game of Thrones a Sopranos: 5 séries que quebraram a maldição do segundo ano

Divulgação/HBO

Os atores Richard Madden (à esq.) em Game of Thrones e James Gandolfini em Sopranos - Divulgação/HBO

Os atores Richard Madden (à esq.) em Game of Thrones e James Gandolfini em Sopranos

JOÃO DA PAZ

Publicado em 2/11/2017 - 6h46

A segunda temporada de Better Things, que estreia no Brasil nesta quinta (2), coloca a série entre as melhores do ano de acordo com a mídia especializada norte-americana. A comédia quebra uma maldição que já atingiu Revenge (2011-2015) e True Detective, a de ter um segundo ano aquém da boa temporada de estreia. Na lista das produções imunes a essa praga estão as premiadas Game of Thrones e The Sopranos (1999-2007).

Nos Estados Unidos, existe até uma expressão para rotular esse declínio de rendimento: sophomore slump (algo como decadência de quem está no segundo ano). Além de séries de TV, o termo é usado para estudantes, músicos, filmes e até esportistas.

Veja cinco séries que superaram a maldição da segunda temporada:

divulgação/fx

A comediante Pamela Adlon foi indicada ao Emmy pela sua atuação na comédia Better Things

Better Things
O primeiro ano de Better Things (Fox Premium 1) alçou Pamela Adlon ao estrelato. A comediante deixou de ser conhecida só por dublagens e foi indicada ao Emmy deste ano como melhor atriz de comédia. Ela interpreta Sam, uma versão ficcional de si mesma. Mãe solteira, cuida de duas filhas adolescentes e de uma menina ainda criança. A segunda temporada foca mais na vida amorosa dela, uma incursão nos lances e romances de uma cinquentona em Los Angeles.

divulgação/hbo

O casal sensação do segundo ano de GoT: Jon Snow (Kit Harington) e Ygritte (Rose Leslie)

Game of Thrones
A segunda temporada de Game of Thrones (HBO) foi de afirmação, centrada na Guerra dos Cinco Reis. Essencialmente, a batalha envolveu três partes: os três herdeiros de Robert Baratheon (Mark Addy), o Rei do Norte, Robb Stark (Richard Madden) e o Rei das Ilhas de Ferro, Balon Greyjoy (Patrick Malahide). O segundo ano do drama disputou 11 categorias no Emmy e ganhou seis. A audiência norte-americana cresceu aproximadamente 8% do primeiro ao último episódio.

divulgação/HBO

Big Pussy (Vincent Pastore, à esq.) e Tony (James Gandolfini) em Sopranos: amigo dedo-duro

The Sopranos
No site Metacritic, que compila análises da imprensa dos EUA, a nota de Sopranos (HBO Go) saltou de 88 para 97 da primeira para a segunda temporada (a marca máxima é 100). A trama entrou um momento interessante, pois o mafioso Tony Soprano (James Gandolfini) descobriu que um de seus melhores amigos, Big Pussy Bonpensiero (Vincent Pastore), virou um informante do FBI. A segunda temporada dobrou a audiência do ano de estreia e deu a Gandolfini (1961-2013) seu primeiro Emmy.

divulgação/ew

Archie (KJ Apa, à esq) socorre o pai, Fred (Luke Perry), na segunda temporada de Riverdale

Riverdale
A segunda temporada de Riverdale (Warner) teve o melhor retorno de audiência entre todas as séries veteranas da TV norte-americana: aumento de público de 70% na comparação dos episódios de estreia do segundo e primeiro ano. Só entre os adolescentes, alvo principal da rede CW, o crescimento foi de 400%. Riverdale, uma versão mais sombria da HQ A Turma do Archie, voltou com o pai de Archie Andrews (KJ Apa), Fred (Luke Perry), sendo levado ao hospital depois de levar um tiro. Segue, então, uma caça para descobrir quem cometeu o atentado para prendê-lo.

Divulgação/CBS

Os atores Julianna Margulies e Josh Charles em Good Wife: segundo ano foi o melhor da série

The Good Wife
O drama político The Good Wife (2009-2016, disponível na Netflix) atingiu na segunda temporada sua fase mais bem-sucedida: foi o ano melhor avaliado pela mídia (nota no Metacritic saltou de 75 para 89) e o de melhor audiência. A advogada Alicia Florrick (Julianna Margulies) teve de lidar com o marido político corrupto, Peter (Chris Noth), fora da prisão e em campanha para virar procurador de um condado no Estado de Illinois. Enquanto isso, ela se envolveu em um caso com um colega de firma. A temporada de Good Wife deu a Julianna o seu primeiro Emmy pela série.

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.