Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube

EDISON ALCAIDE

Astro de nova série do Disney+ quer mostrar o Jean Charles além das manchetes

Divulgação/Disney+

Caracterizado como Jean Charles de Menezes, Edison Alcaide tem expressão séria em metrô de Londres

Edison Alcaide vive Jean Charles de Menezes (1978-2005) na série Um Brasileiro Morto por Engano

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 2/5/2025 - 21h00

Lançada pelo Disney+ na última quarta (30), a série britânica Caso Jean Charles: Um Brasileiro Morto por Engano reconta a história trágica do eletricista brasileiro executado pela polícia de Londres após ser confundido com um terrorista. Em seu maior papel na TV até o momento, o ator Edison Alcaide diz que sua grande vontade era apresentar para o mundo quem era Jean Charles de Menezes (1978-2005) de verdade, além do homem retratado nas manchetes de jornais.

"Eu queria captar a essência de quem ele era como pessoa, para não ficar aquela coisa fria dos documentários. Esse é o poder de uma série, assistir a uma dramatização dos fatos deixa tudo muito mais potente, é uma maneira diferente de contar a história", diz Alcaide em entrevista ao Notícias da TV.

"Quando você vê aqueles personagens na série, eles se transformam em pessoas de carne e osso, em vez de palavras impressas em um jornal. E isso tem um impacto muito grande. Eu tentei humanizar o Jean Charles para além de um nome nas manchetes, entender quem era o homem por trás da vítima daquele crime brutal", explica o ator.

Alcaide se mudou para Londres em 2008, apenas três anos depois da morte de Jean Charles. Por coincidência, foi morar no bairro de Brixton, o mesmo onde o eletricista vivia. O ator, aliás, só conheceu a história do assassinato por engano quando se deparou com o mural em homenagem ao brasileiro feito na estação de metrô de Stockwell, onde ele foi morto pelos policiais.

"Foi muito impactante ter meu primeiro contato com ele logo ali na estação. E eu conversava com as pessoas para entender o que tinha acontecido, e a primeira coisa que ouvi é que o Jean tinha corrido da polícia, que ele tinha reagido. As mentiras tinham sido espalhadas de uma forma incontrolável, o legado dele arruinado por tantas invenções", lembra o intérprete.

Depois de ser escalado para viver Jean Charles na série, Edison Alcaide pôde se encontrar com alguns parentes do eletricista, como os primos que vivem em Londres até hoje. "Foi crucial conhecer a família. Tivemos uma conversa intensa e emocionante, fiz várias perguntas para entender quem ele era como pessoa, justamente porque eu queria ir além do que estava nos jornais."

Eles me deram informações cruciais, sobre o senso de humor do Jean, a paixão que ele tinha pela vida, o cuidado dele com a família, a paixão por Londres e por diferentes culturas, os sonhos... Coisas que eu não encontraria em lugar nenhum, porque eram poucas informações disponíveis sobre a pessoa que o Jean Charles era.

Apesar de a série do Disney+ reabrir uma ferida que nunca cicatrizou para a família, Alcaide vê o projeto como algo positivo para o legado do brasileiro. "Os parentes estavam muito dispostos a nos ajudar a contar essa história da forma mais verdadeira possível. Eles têm feito ativismo em busca da verdade há 20 anos, e essa série é um passo a mais. Ela ajuda a revelar e a espalhar o que realmente aconteceu. Está trazendo paz para a família, um senso de justiça, mesmo que tardia, e isso para mim não tem preço. É o poder da arte."

De olho no Brasil

Agora que a série já foi lançada, Edison Alcaide sonha com a possibilidade de trabalhar pela primeira vez no Brasil. "É mais do que uma vontade, é algo que eu preciso realizar. Estou conversando com agentes daí, e é curioso porque eu estou fazendo o movimento contrário, né? Vários atores brasileiros buscam oportunidades no exterior, e eu estou louco para trabalhar aí", diz ele.

"Eu sempre amei o cinema brasileiro, mas agora estamos em uma fase maravilhosa de termos a nossa arte reconhecida mundialmente, como aconteceu com a Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui recentemente. É um reconhecimento de nós por nós mesmos, do nosso potencial, mas também um reconhecimento de fora do Brasil", aponta ele.

"Trabalhar no exterior como ator era um sonho que eu consegui cumprir, agora o meu mais novo sonho é trabalhar no Brasil também. Sou apaixonado pelo meu país e seria uma honra participar de algum projeto do audiovisual brasileiro, que é tão forte", crava o artista.

Os quatro episódios de Caso Jean Charles: Um Brasileiro Morto por Engano já estão disponíveis no Disney+. Confira o trailer da produção:

TUDO SOBRE

Disney+


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.