Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FIM DE TEMPORADA

Final do MasterChef: Ousadia de amadoras surpreende jurados; veja quem venceu

REPRODUÇÃO/BAND

Montagem com imagens de Fernanda (à esq.) e Lays na final do MasterChef Brasil 9

Fernanda e Lays na final da nona temporada do MasterChef Brasil; saiba quem foi a campeã

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 7/9/2022 - 11h10

A final da nona temporada do MasterChef Brasil aconteceu na noite de terça-feira (6), e os jurados foram surpreendidos pela ousadia das receitas criadas pelas amadoras finalistas. As avaliações foram bastante equilibradas, mas Lays Fernandes levou a melhor sobre Fernanda Oliveira e se tornou a nova campeã.

O programa começou com uma retrospectiva das trajetórias das duas mineiras, que, ao final, já bastante emocionadas, receberam a visita de familiares. Todos os participantes eliminados da temporada também voltaram ao mezanino, e eles se dividiram nas torcidas.

A prova da final durou três horas e teve três etapas: entrada, prato principal e sobremesa. Para cada trecho, ambas tinham ainda três minutos de mercado.

Entrada

Sem saber, Fernanda e Lays usaram o mesmo ingrediente como protagonista do prato de entrada: a vieira. Enquanto a engenheira apostou em um tema místico para lembrar o mar, a designer foi para a zona de conforto da culinária japonesa --a preferida dela--, mas misturou com um ingrediente francês.

Os dois pratos agradaram os três jurados. O defeito apontado na entrada de Fernanda foi um tempero um pouco fraco; no de Lays, foi gordura em excesso.

Prato principal

Já na segunda etapa, as finalistas foram para caminhos bastante diferentes. Fernanda seguiu a linha dos elementos naturais e quis lembrar terra e fogo com legumes na brasa e rabada com bacon. Lays ofereceu lagosta aos chefs.

O prato principal de Fernanda deixou os jurados de queixo caído, já que ela havia se atrapalhado com a churrasqueira. Ao final, ela não recebeu qualquer crítica. A lagosta de Lays passou do ponto, de acordo com Erick Jacquin e Helena Rizzo, mas mesmo assim o prato foi elogiado.

Sobremesa

Para os jurados, a sobremesa seria o que iria decidir a campeã da temporada. Fernanda fez uma sopa gelada de frutas vermelhas com creme e tuille, na intenção de lembrar ar e amor; Lays fez um sorvete com farofa, misturando ingredientes doces e salgados.

Ambas as sobremesas foram elogiadas pelos chefs, mas Helena e Jacquin afirmaram que, no lugar de Fernanda, deixariam um pouco mais de frutas inteiras na sopa.

Campeã

Após provarem todos os pratos de Fernanda e Lays, os jurados entregaram para Ana Paula Padrão um envelope com o nome da vencedora. Ambas foram parabenizadas por Henrique Fogaça, Helena e Jacquin, com características específicas ressaltadas.

Mas, sem muitas explicações da decisão, a apresentadora abriu o envelope e revelou Lays como campeã.

Confira alguns trechos abaixo:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.