SEGREDO ATÉ O FIM
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Perpétua (Joana Fomm) em cena de Tieta; atriz caiu em lenda urbana sobre conteúdo de caixa
Um mistério se arrastará durante boa parte da novela Tieta (1989), que está sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo desde segunda (2): o que tem na caixa de Perpétua (Joana Fomm)? Diante desta dúvida, surgiu uma lenda urbana de que a personagem guardava o pênis de seu marido, embalsamado após a morte dele. Até a própria intérprete acreditou nesta história, mas a novela nunca revelou de fato o que a beata escondia na caixa.
Em entrevista ao Notícias da TV em 2020, a atriz declarou, em relação ao mistério de sua personagem: "Não era um segredo para mim. Era engraçado saber que ela guardava o pênis do marido, o major".
No entanto, talvez apenas Joana tivesse essa informação privilegiada, porque o público nunca ficou sabendo de fato o que Perpétua guardava com tanta proteção.
Nas cenas da novela que foram exibidas pela Globo, não há referência explícita de que a beata mantinha o órgão genital do marido guardado ali. No último capítulo, Tieta (Betty Faria) abre a caixa para todo o povo de Santana do Agreste ver, após Perpétua ser desmascarada como quenga pela irmã.
A população fica chocada com o que vê na caixa. As declarações dos personagens são de completa incredulidade e surpresa, mas ninguém diz exatamente o que há ali.
"Então é isso? Ó meu Deus, que coisa horrorosa", diz Carmosina (Arlete Salles). Na sequência, Modesto Pires (Armando Bógus) observa: "Só queria saber como é que ela conseguiu".
O advogado Marcolino Pitombo (Otávio Augusto) faz uma declaração séria: "Data venia! Quero saber quem é que tirou isso pra ela!". "Só pode ter sido um especialista que empalhou", complementa Jairo (Elias Gleizer), que dá risada.
"De múmia é que deve ser assim!", opina Juraci (Ana Lucia Torre). "Mas o que é que ela fazia com isso?", pergunta Timóteo (Paulo Betti). "O que eu sei é que ela conversava com esse daí", revela Araci (Andréa Paola), empregada de Perpétua. "E chorava!", acrescenta Cora (Cidinha Milan), a empregada de Tieta.
"Agora eu entendo por que ela era tão maluca", diz o seminarista Cosme (Paulo Nigri), enojado. Dona Milu (Miriam Pires) é a última a ver o que tem na caixa e aconselha Tieta: "O melhor que tu faz é dar um sumiço nisso, nesse, nessa coisa aí!", recomenda a senhora para Tieta. "Vou dar sim, dona Milu! Eu vou enterrar. De preferência ao lado do major, que é pra ver se finalmente o coitado descansa em paz", finaliza a protagonista.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Tieta: Capítulos da novela da Globo - 18 a 20/12
Quarta-feira, 18/12 (Capítulo 13)
Tieta enfrenta o pai, que recua quando ela pergunta sobre seus remédios. Tieta não entende como Tonha deixou a situação com Zé chegar no ponto que chegou. Aída esbarra em Carol na rua, para desespero de ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.