Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

E AGORA?

Sucesso de Alma Gêmea no Vale a Pena Ver de Novo vira dor de cabeça para a Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Ana Lucia Torre está deitada no sofá, gritando de dor em cena de Alma Gêmea

Débora (Ana Lucia Torre) morre após tomar refresco envenenado no capítulo de segunda (11) de Alma Gêmea

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 12/11/2024 - 6h10

O sucesso de Alma Gêmea (2005) no Vale a Pena Ver de Novo é celebrado por executivos da Globo. Porém, ao mesmo tempo, a reprise virou uma dor de cabeça nos corredores da emissora. É que a novela de Walcyr Carrasco é a responsável por elevar os índices da grade noturna e, se sua substituta não conseguir repetir a boa audiência, já se prevê que a programação inédita desabará como um castelo de cartas.

A novela de Walcyr Carrasco está prevista para acabar no próximo dia 29 --ou seja, faltam menos de três semanas para o fim. Até a publicação deste texto, é com essa data que os responsáveis pela grade e as afiliadas têm trabalhado.

Para seguir a tradição de uma dose dupla de novelas na semana final, em uma tentativa de transferir o público para a próxima reprise, a substituta precisaria estar no ar no dia 25. Só que, até o momento, não foi anunciado qual folhetim será reprisado na faixa vespertina.

Não se trata de um grande mistério para prender o público --é que a direção ainda não bateu o martelo sobre qual novela virá. E a indecisão tem motivo: os executivos sabem que a escolha precisa ser certeira, sem espaço para erros.

Um deslize como o de Paraíso Tropical (2007), que derrubou os índices do Vale a Pena Ver de Novo, acabaria com o bom momento de Garota do Momento --que ainda não consolidou o seu público e depende da reprise para continuar a se dar bem no Ibope.

Se a novela das seis perder audiência, consequentemente sofrerão a segunda edição do noticiário local (o SP2, no caso da Grande São Paulo), Volta por Cima, o Jornal Nacional e Mania de Você --que já não tem muitos motivos para celebrar e caminha para um cenário assombroso no verão, quando a audiência tradicionalmente diminui.

Sucesso inegável

Nos corredores da Globo, Walcyr Carrasco é conhecido como o Midas da dramaturgia --tudo o que ele toca vira ouro diante do público. Até mesmo com O Outro Lado do Paraíso (2017) e Terra e Paixão (2023), que tiveram inícios cambaleantes no Ibope, o autor soube colocar a audiência nos trilhos --mesmo precisando virar sua história do avesso, algo que João Emanuel Carneiro ainda não conseguiu fazer com a atual novela das nove.

Alma Gêmea tem conseguido um verdadeiro milagre na audiência do Vale a Pena Ver de Novo. Pegou o terreno devastado, já que Paraíso Tropical teve média de 13,1 pontos na Grande São Paulo durante sua reprise, e fez brotar um verdadeiro roseiral.

A história de Rafael (Eduardo Moscovis) e Serena (Priscila Fantin) chegou a marcar 11,1 pontos enquanto ainda dividia a faixa com o folhetim estrelado por Alessandra Negrini; agora, está na casa dos 19 (com recorde de 20,4  pontos registrado em 9 de outubro).

Não será surpresa para ninguém se a direção optar por outra reprise assinada por Walcyr Carrasco para substituir a atual. Sucessos como Amor à Vida (2013) e A Dona do Pedaço (2019) são opções ventiladas nos bastidores.

Também se cogita a possibilidade de espichar Alma Gêmea em uma ou duas semanas, ganhando tempo útil para que a decisão seja tomada. Aí, porém, a Globo estaria criando um novo problema para si mesma: estrear uma novela nas férias escolares, quando muitas famílias viajam, seria um tiro no pé.


Resumos Semanais

Resumo de Alma Gêmea: Capítulos da novela da Globo - 12 a 15/11

Terça, 12/11
Débora começa a passar mal e percebe que bebeu o veneno. Eduardo tenta ajudá-la, mas o veneno age rápido. Débora manda Cristina não assinar o acordo e morre. Cristina se desespera. Rafael se oferece para cuidar do enterro ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.