Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

TERMINA SEXTA

Sem história, Mania de Você perde tempo com mágoas e desperdiça ouro no final

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Gabz em cena de Mania de Você como Viola

Viola (Gabz) em Mania de Você: mocinha rejeitada foi uma das personagens que tiveram falsa morte

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 25/3/2025 - 20h00

Mania de Você chegou causando boa impressão em setembro de 2024, mas logo se revelou uma novela com história inconsistente e que se esgotou rapidamente. A virada do capítulo 100 foi adiantada para o 50 e, de lá para cá, são quase 120 episódios com pouco conteúdo e inúmeras barrigas. Nesta última semana, a trama ainda vai ficar remoendo o passado dos protagonistas, para só na quinta-feira (27) partir para a ação.

A volta de Molina (Rodrigo Lombardi) foi quase a última tábua de salvação, já que o folhetim não tinha mais o que fazer com os mocinhos rejeitados e ficava dando voltas com as armações de Mavi (Chay Suede). 

Entre as barrigadas, o que foi o milionário querer desapropriar uma comunidade inteira para a construção de uma estrada? E o que falar de Mércia (Adriana Esteves), que tem no currículo só um trabalho como ex-governanta, fazendo negócios com um grupo internacional sem sequer falar inglês?

O público passou semanas vendo a tal fusão das empresas e a venda do resort para ter pena de Mavi, que perdera tudo... Só que não. Ele não perdeu nada, a não ser o seu brilho com uma depressão que não foi nada coerente, já que o obcecado sempre soube que Viola (Gabz) não o amava. 

Mania de Você desperdiçou tempo com Ísis (Mariana Ximenes) fútil e cômica, em vez de malvada. A novela subestimou a inteligência do telespectador de diferentes maneiras, seja com a mocinha que não briga pelo seu dinheiro roubado nem luta contra fake news; ou com a polícia inerte, incapaz de investigar e resolver os casos da saga.

Incoerência e chichês

A trama de Filipa (Joana de Verona) foi um tropeço de cair e quebrar os dentes. A mulher de bom caráter, ainda por cima grávida, forja a própria morte. Com grana, ela volta a viver no Brasil por causa da mãe doente, mas fica longe dela e do filho bebê como se a distância entre Rio de Janeiro e São Paulo fosse igual à do Brasil ao Japão --e ainda morando em um abrigo em uma comunidade com a trupe da rival.

Apesar de falarem em "narrativa sofisticada" de João Emanuel Carneiro, o autor não teve essa pegada nesta história. Todos os clichês foram usados e abusados, com sequestros, bebidas batizadas e falsas mortes. 

Para completar, a despedida da trama deixa claro que os soldados foram até o fim da batalha, mas já haviam entregado os pontos faz tempo. As reviravoltas óbvias, em vez de surpreendentes, como no caso de Berta (Eliane Giardini), provam isso. 

A novela até tenta uma surpresinha de última hora com a "ilha da fantasia" criada por Mércia no lar em que ela viveu durante anos com Molina e Luma (Agatha Moreira). Porém, os embates entre os personagens, com vários flashbacks para lembrar o que eles viveram há mais de dez anos, jogam contra. O final de uma novela precisa ter impacto, novidade e ousadia.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Mania de Você.

Mania de Você tem direção artística de Carlos Araujo e é escrita por João Emanuel Carneiro. A novela ficará no ar até sexta (28) e será substituída pelo remake de Vale Tudo (1988) a partir de segunda (31)


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Mania de Você e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Mania de Você: Capítulos da novela das nove da Globo - 26 a 29/3

Quarta, 26/5 (Capítulo 171)
Mavi tenta tranquilizar Luma. Berta recebe Evelyn e Henriquinho em sua casa. Mavi cobra de Mércia a promessa que ela fez de entregar Molina à polícia. Luma aceita a proposta de Molina, que promete ajudá-la a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.