Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VERDADE OU FICÇÃO

Quem é a esposa preferida de Salomão? Reis dá pista sobre futuro de Abisague

REPRODUÇÃO/RECORD

O ator Guilherme Dellorto caracterizado como Salomão em cena de Reis

Salomão (Guilherme Dellorto) em Reis; Sulamita foi o grande amor da vida do monarca na Bíblia

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 19/10/2023 - 21h20

A Bíblia Cristã deixa claro que Sulamita foi o grande amor da vida de Salomão (Guilherme Dellorto). O nome, porém, faz referência à origem dela --o povo de Suném-- que é justamente a mesma de Abisague (Barbara França) em Reis. Não à toa, a filha de Benaia ( ngelo Coimbra) mistura diversas referências na novela bíblica da Record.

A jovem descobriu que está grávida, mas resolveu manter segredo no folhetim de Cristiane Cardoso. Ela vai esperar que Rezom (Nando Rodrigues) seja preso e punido pelos crimes antes de contar a novidade ao rei de Israel.

Afinal, o vilão interpretado por Nando Rodrigues mantém Naamá (Ingrid Conte) e o primogênito de Salomão como reféns no Egito. Ele também fez uma aliança com Jeroboão (Vitor Novello), que comandará uma revolta que vai tirar a família de Davi (Petrônio Gontijo) do trono.

Abisague é realmente citada pelas escrituras sagradas no primeiro livro de Reis. Ela foi uma das concubinas de Davi, mas não chegou a manter qualquer tipo de relação carnal com o nobre --que a conheceu já em idade avançada.

Ela não é mais mencionada após a morte de Adonias (Bruno Daltro), que exigiu tomá-la como uma de suas concubinas. O nobre despertou a ira de Salomão, que mandou executá-lo.

Sulamita em Reis

A Bíblia ainda cita uma mulher de Suném como o grande amor de Salomão, convencionando a chamá-la de Sulamita. A personagem de Barbara Reis também traz elementos desta figura, que foi a preferida entre as mais de 300 esposas e 700 concubinas do rei.

Naamá, porém, foi a responsável por dar um herdeiro ao trono do Reino de Israel. Roboão (Henrique Camargo) vai ter direito à coroa por ser o primogênito de Salomão, mas ele será rejeitado pelo povo pelo caráter apontado como duvidoso.

O reino vai ser dividido entre Jeroboão e Roboão, que estará à frente de apenas duas das doze tribos --a de Benjamin e a de Judá.


Resumos Semanais

Novela Reis: Resumo dos próximos capítulos da trama da Record - 16 a 17/11

Quinta, 16/11 (Capítulo 292)
Nebset vai em comitiva para Egito a pedido de Salomão. Joroboão se surpreende ao encontrar Rezom. Roboão finalmente perdoa seu pai. Sexta, 17/11 (Capítulo 293)
A emissora não disponibilizou o último capítulo. Os capítulos de Reis ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.