Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

AMBIÇÃO DE FÁTIMA

Autora de Vale Tudo corrige erro grave da primeira versão que violou a lei brasileira

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Bella Campos está deitada em uma cama, como Maria de Fátima em Vale Tudo

Bella Campos como Maria de Fátima em Vale Tudo: personagem "roubou" dinheiro da mãe no remake

IVES FERRO e LI LACERDA

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 3/4/2025 - 6h10

Logo no primeiro capítulo de Vale Tudo, Maria de Fátima (Bella Campos) vendeu a casa em que morava com a mãe e o avô. O remake mostrou que Salvador (Antonio Pitanga) comprou o imóvel já no nome da neta, quando ela ainda era criança, e morreu sem deixar bens. Assim, a vilã não encontrou problemas na comercialização da residência, que pertencia a ela. É uma correção de um erro grave da versão de 1988 do folhetim, na qual o avô doou a totalidade da casa para a neta, o que é proibido pela lei brasileira.

A Constituição de abril de 1988 validou a lei de 1973 que estabeleceu a ordem em que os herdeiros recebem a herança. Segundo o texto, os avós não podem doar a totalidade de seus bens aos netos. A lei afirma que existem duas metades na divisão, sendo uma delas obrigatória aos filhos ou herdeiros necessários. Na Vale Tudo de 1988, a Justiça teria proibido o avô de passar a casa para o nome de Maria de Fátima porque aquele era seu único bem.

Manuela Dias, autora do remake da Globo, atualizou o texto para encaixar a lei violada na primeira versão --e que continua válida até hoje. Raquel (Taís Araujo) deixa claro que a casa sempre foi de Maria de Fátima. Salvador fez isso porque tinha medo de Rubinho (Julio Andrade), ex da filha, pedir o imóvel no processo de divórcio. A casa foi comprada quando a neta era pequena.

"Meu pai achou melhor, pra ser uma preocupação a menos com negócio de herança. Ele tinha medo de deixar no meu nome e o Rubinho querer alguma parte", afirmou Raquel na estreia do remake.

Com a morte do pai, ela recebeu apenas um valor do auxílio funerário e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), já que ele era servidor público e trabalhava na alfândega.

Portanto, Salvador morreu como uma pessoa sem bens. Ele comprou a casa em que vivia com a filha e a neta no Paraná e passou a vida inteira pagando as parcelas do imóvel, que legalmente pertencia à Maria de Fátima.

O advogado Gil Ortuzal explica ao Notícias da TV que, se o remake repetisse o furo no roteiro, a virada na estreia da novela seria impossível. "Agora, fazendo uma releitura nesse remake, o avô dá a entender que a casa sempre esteve no nome da neta. É uma correção da própria Globo em razão da lei, houve um erro lá atrás", afirma ele.

"Não se pode doar a totalidade da casa à neta se for o único bem dos avós. No caso da novela [original], o avô doou uma casa à neta, preterindo a filha, que figura como herdeira necessária. Na vida real a filha poderia questionar esta doação inoficiosa em juízo, desde que o imóvel doado corresponda a mais da metade do total do patrimônio do avo", acrescenta Ortuzal.

"Caso o avô possua outros bens cuja soma da metade seja maior que o valor da casa, a filha não terá êxito no pedido de anulação da doação, restando a ela eventualmente pedir alimentos a filha. Importante dizer que, para o direito, há coisas que são imorais do ponto de vista social, mas são legais", conclui.

TUDO SOBRE

Vale Tudo


Resumos Semanais

Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 15 a 24/5

Quinta, 15/5 (Capítulo 40)
Ivan fica indignado com as acusações de Raquel. Maria de Fátima avisa a Odete que conseguiu separar a mãe de Ivan. Heleninha fica animada ao saber que Ivan estará presente no campeonato de xadrez em sua ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.