Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

MANSÃO E CONSULTÓRIO

O suntuoso cenário de Volta Por Cima que também aparece em História Amor

FOTOS: REPRODUÇÃO/HOTELS-RIODEJANEIRO

Fachada da mansão usada pela Globo como residência da família Góis de Macedo em Volta Por Cima

Fachada de mansão em tradicional bairro do Rio de Janeiro, usada como cenário em Volta Por Cima

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 26/2/2025 - 16h00

Com duas reprises vespertinas e três novelas inéditas na programação da Globo, é muito comum acontecer de um mesmo ator ou atriz aparecer em dois ou até três folhetins ao mesmo tempo. Betty Faria, por exemplo, é a Tieta no Vale a Pena Ver de Novo e interpreta Belisa em Volta Por Cima. Além da repetição do elenco, atualmente também acontece uma coincidência de cenário externo, pois a mansão dos Góis de Macedo na novela das sete também é a clínica do personagem Carlos Alberto Moretti, de José Mayer, em História de Amor (1995).

Localizado na Estrada da Gávea Pequena, no tradicional bairro Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro, o imóvel já foi usado em diversas novelas da Globo desde a década de 1980, quando apareceu como a casa da família de Vitor (Mário Lago) e Chica Newman (Fernanda Montenegro) em Brilhante (1981) e a residência de Renato Villar (Tarcísio Meira) em Roda de Fogo (1986).

Já nos anos 1990, a mansão foi ainda mais requisitada. Virou praticamente uma queridinha da teledramaturgia.

Na Globo, além de ter a fachada usada como cenário da clínica do endocrinologista Carlos Alberto Moretti, também foi vista em tramas como Perigosas Peruas (1992), Zazá (1997) e Andando Nas Nuvens (1999). Apareceu ainda em produções da Band e da extinta TV Manchete (1983-1999).

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fachada da clínica de Carlos Alberto Moretti, na novela História de Amor

Antes de Volta Por Cima, o imóvel tinha aparecido em Boogie Oogie (2014). Curiosamente, a proprietária da residência também era uma personagem interpretada por Betty Faria.

Agora, na atual novela das sete, a casa é o cenário da família carioca falida Góis de Macedo, que teve muito dinheiro e glamour no passado, mas que não conseguiu manter o padrão após a morte do patriarca.

O clã de ex-ricos, formado por Belisa, Joyce (Drica Moraes) e Gigi (Rodrigo Fagundes), vendeu quase tudo, entre carros, joias e obras de arte. Eles conseguiram manter a casa. O imóvel só ficou sem dívidas depois que o ex-mordomo Sebastian (Fábio Lago) revelou que tinha recebido uma herança do ex-patrão e que, por isso, tinha uma condição financeira melhor do que os antigos chefes.

FÁBIO ROCHA/TV GLOBO

Sebastian, Joyce, Belisa e Gigi na mansão dos Góis de Macedo

Para as novelas, a Globo utiliza apenas a fachada e a piscina da mansão. Os ambientes interiores, como quartos, sala e cozinha, ficam nos estúdios da emissora. Pouco conhecida do grande público, a parte interna do imóvel carioca também tem seu glamour, com 700 metros quadrados de área construída.

O local é alugado para a realização de eventos em plataformas de hospedagem. Porém, se você ficou interessado em realizar a sua festa ou casamento no cenário dos Góis de Macedo, vai ter que esperar um pouco. Enquanto a novela estiver no ar, a Globo é a "dona" do espaço, que não está disponível para reservas online.

Confira as fotos atualizadas do imóvel, tanto da parte externa quanto da interna:

.

.

.

.

.


Resumos Semanais

Resumo de Volta por Cima: Capítulos da novela das sete da Globo - 26/2 a 8/3

Quarta, 26/2 (Capítulo 129)
Violeta implora que Osmar não conte a verdade para Madalena. Tati expulsa Hana de sua casa. Gigi se oferece para ir com Marco ao local indicado por Rodolfo. Tati se aconselha com Madalena. Cacá revela a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.