HORA DO DESFECHO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Ramiro (Amaury Lorenzo) e Kelvin (Diego Martins) no último capítulo de Terra e Paixão
O último capítulo de Terra e Paixão nesta sexta (19) começou com Antônio (Tony Ramos) invadindo o casamento de Aline (Barbara Reis) e Caio (Cauã Reymond). Uma reviravolta, porém, chamou a atenção do público. Agatha (Eliane Giardini) foi vítima de um complô --brutalmente assassinada por Angelina (Inez Viana) e Gentil (Flávio Bauraqui).
"Chegou a hora dessa viúva dar adeus a esse mundo", disse o vilão, que foi impedido de atirar na produtora rural por Ramiro (Amaury Lorenzo). O fazendeiro virou o jogo e fez Kelvin de refém. "Eu te mato, eu te mato", repetiu o peão.
Para piorar a situação, a personagem de Barbara Reis entrou em trabalho de parto bem no meio da cerimônia. Ela se recusou a ir para o hospital antes da bênção. "Então troquem logo as alianças", sugeriu o padre.
Do lado de fora da igreja, Ramiro teve uma crise de ansiedade. "Você é um frouxo", disparou Antônio, o desafiando a matá-lo. "Atira, é a última vez que você vai precisar atirar na sua vida", incentivou Kelvin, que se machucou ao conseguir escapar do vilão.
Desesperado, o capanga atirou no ex-patrão ao mesmo tempo em que Aline dava à luz gêmeos. "Não é possível que um jumento desse atirou em mim", reclamou Antônio, que caiu duro no chão ao ser alvejado por mais alguns tiros.
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Antônio e Kelvin no último capítulo
Marino (Leandro Lima) não teve outra escolha a não ser prender Ramiro em flagrante por ter matado Antônio. "É o certo a se fazer, mas eu não vou me separar de você, Kelvinho. Eu te amo. Não chora, não", disse ele, que ganhou um baita beijo do garçom do Naitandei.
Aline foi surpreendida ao dar à luz uma menina e um menino, e Caio foi avisado na recepção do hospital sobre a morte do pai. "Ele entrou lá na igreja disfarçado durante seu casamento, mas Ramiro impediu. Ele arrastou para fora da igreja e atirou nele. O pai de vocês está morto", explicou o investigador.
Petra (Debora Ozório) caiu no choro, consolada pelo próprio irmão. "Ele pagou pelo que fez. Tem que acertar as contas com Deus", disse o protagonista interpretado por Cauã Reymond.
Cúmplice de Antônio em inúmeros crimes, Silvério (Samir Murad) voltou a beber após anos de abstinência. Ele, de quebra, ainda foi preso. "Tenho que levá-lo de qualquer maneira. Ele ajudou na fuga do cliente dele e, ao que tudo indica, essa é só uma das infrações", disse um dos policiais.
Com a desistência de Caio em ficar com uma das propriedades dos La Selva, Petra propôs criar uma clínica de atendimento para mulheres vítimas de abuso na mansão. "Isso que você tem que fazer. Transformar o mal que nosso pai fez em bem para todos", disse o jovem.
Após uma passagem de tempo, a agrônoma convidou Hélio (Rafael Vitti) para assumir o comando das principais plantações da família. "Agora eu preciso saber se você vai dizer sim para o meu pedido de casamento", devolveu o galã, que se ajoelhou para firmar o compromisso com uma aliança. "Você quer casar comigo?", emendou.
Angelina foi responsável por colocar um ponto-final no mistério sobre quem matou Agatha. "Trocar de xícara foi considerado legítima defesa", disse ela, que chegou a ser presa como uma das possíveis assassinas. "Mas a verdade ninguém sabe", disse Gentil.
Um flashback inédito mostrou que a governanta envenenou propositalmente a mãe de Caio, colocando deliberadamente veneno na bebida dela. "O que você fez?", perguntou a ex-presidiária, que foi morta por quem menos esperava.
Afinal, não foi Antônio quem empurrou a mulher da escada. Gentil era quem estava lá para mandá-la diretamente para o inferno, em um complô com a personagem de Inez Viana.
Lucinda (Débora Falabella) retomou a vida normalmente após se recuperar de um coma. Ela entrou no colo de Marino na pousada, surpreendida por uma festa surpresa organizada por Anely (Tatá Werneck). "Hoje é o dia mais feliz da minha vida", completou Christian (Felipe Melquiades).
Jonatas (Paulo Lessa) voltou para o trabalho depois de ter entrado em crise por ter perdido o movimento dos membros inferiores. Ele se casou com Graça (Agatha Moreira). "Você sabe que eu estou fazendo a fisioterapia, fazendo o tratamento, mas os médicos disseram que tenho pouca chance de voltar a andar", considerou.
"Meu amor, você sabe que dá para ter uma vida boa mesmo assim. Você está cada vez mais independente, já voltou a trabalhar nas terras do seu pai. Mas a nossa vida agora vai ter mais uma vida. Eu estou grávida, meu amor", elogiou a filha de Gladys (Leona Cavalli).
Depois de fugir da polícia, Irene (Gloria Pires) apareceu com uma nova peruca colocando flores no túmulo de Daniel (Johnny Massaro). "Adeus", disse ela, que ganhou uma segunda chance ao lado do personagem de Rodrigo Lombardi.
Kelvin chegou a visitar Ramiro na cadeia, em que sugeriu ir para um "quartinho" dar uns apertãozinhos. "Você vai ter que ser forte, vai ter que ter paciência, até porque com essa colaboração premiada a sua pena vai ser menor. Logo você vai sair dessa prisão", minimizou o garçom.
"Mas eu não quero namorar mais não, Kevinho", disse o peão, que deu o maior susto no companheiro. "Você é o amor da minha vida, é a coisa mais preciosa que eu tenho, ensinou a coisa mais bonita dessa vida que é amar. Esse mundão aí fora todo só me ensinou as coisas ruins. Quer casar comigo?", gritou ele, dando mais um beijo daqueles.
Eles se casaram dentro da cadeira, devidamente vestidos de branco. "Essa união prova que o que deve ser colocado acima de tudo é o amor", disse a juíza de paz.
Após a estreia do filme da Rainha Delícia, Anely foi para Itália se tornar uma atriz de cinema ao lado de Luigi. Eles, porém, foram enganados por um golpista --ficando com uma mão na frente e outra trás a quilômetros de distância de casa.
Depois de quebrar a própria família com gastos exorbitantes em um site adulto, Tadeu (Cláudio Gabriel) foi preso por Marino antes da pré-estreia do filme da Rainha Delícia. "A gente sabe que você tem que pagar pelo crime de ocultação de cadáver", contou o delegado, em referência ao empresário ter ajudado Irene a esconder o corpo de Sidney (Paulo Roque).
Luana (Valéria Borges) conseguiu comprovar que Cândida (Susana Vieira) havia a deixado o bar como herança.
Jurecê (Daniel Munduruku) foi surpreendido ao ganhar novamente a posse das terras que foram roubadas por Antônio no passado. "Sempre soube que o coração de vocês era bom", agradeceu o pajé.
Um show de Michel Teló, que curiosamente canta o tema de Fuzuê, reuniu todos os personagens nas últimas cenas.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1
Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.