ANÁLISE
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Mércia (Adriana Esteves) em Mania de Você; personagem e seu filho carregaram novela nas costas
Mania de Você, infelizmente, chega ao último capítulo como uma novela doente, prestes a morrer. Em plena semana derradeira, foram muitas cenas sem emoção, apáticas, como se os personagens estivessem sedados. É triste acompanhar o esforço do elenco e da produção para cumprir suas missões com uma história que ficou sem sentido e precisou recorrer a vários clichês.
Exibida nos últimos seis meses, a novela das nove deixa no ar um cheiro de fórmula desgastada. E isso não tem a ver com o gênero, mas com a maneira como a história foi construída e contada. Um prova disso é que a Globo exibe outras duas novelas inéditas e mais duas reprises que cativaram o público e estão indo bem.
A coluna não está falando de números de audiência --apesar de eles refletirem se um programa é sucesso ou não--, mas da repercussão, da empolgação do público dentro e fora das redes sociais. Muita gente desistiu de ver Mania de Você faz tempo. É comum ouvir comentários de que a "novela se perdeu".
Isso escancara os erros na estratégia adotada pela emissora. Primeiramente, Mania de Você encarou o luto dos "viúvos" do remake de Renascer --trama rural com outro ritmo e estilo.
Aí, vieram os cortes e o atropelamento da história de João Emanuel Carneiro. A violência foi minimizada, e a agilidade deixou muitas lacunas. Quem perdia um capítulo já não entendia nada no dia seguinte.
Os mocinhos infiéis, na velocidade com que a primeira fase foi apresentada, causaram repulsa. Luma (Agatha Moreira) já era uma jovem sofrida e refém da maldade de Molina (Rodrigo Lombardi). Mavi (Chay Suede) também corria atrás da mãe para provar seu valor, carregando o trauma de ter sido abandonado.
Ver Luma ser esnobada por Rudá (Nicolas Prattes), que passou a correr atrás de Viola (Gabz) por causa de meras trocas de olhares, sem conversa e, principalmente, sem levar em conta que ela estava com Mavi e ainda por cima fazia uma grande amizade com a patricinha, foi um tiro no pé.
Para completar, o autor e sua equipe de colaboradores não abriram mão dos rejeitados. Apegados à trama que havia sido traçada, eles adiantaram a virada do capítulo 100 para o 50, mas não apostaram em outras histórias de amor para arrebatar a audiência. Ainda mantiveram personagens secundários com muito tempo de tela, sem nada a acrescentar.
Desperdiçaram a promissora vilania de Ísis (Mariana Ximenes) e transformaram uma mulher de negócios em uma cega. Berta (Eliane Giardini) passou a novela toda incapaz de enxergar o que estava debaixo do seu nariz.
Novos tropeços transformaram a novela em um looping sem fim, com a tal "mania de você" de Mavi por Viola ficando cada vez mais cansativa. Aí, apostaram que a vingança dela teria torcida, só que ninguém desejava vê-la se dar bem. O vilão foi quem conquistou o público, e os fãs do folhetim até fizeram abaixo-assinado pedindo a morte de Rudá.
Ouvir o clamor do público meses depois não adianta. É necessário agir rápido e ter muitas cartas na manga para o caso de algo não ir bem em uma obra aberta com 173 capítulos, como foi o caso de Mania de Você. Com tantas opções para se entreter, o público está cada vez mais exigente.
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Mania de Você.
Mania de Você tem direção artística de Carlos Araujo e fica no ar até esta sexta (28). A novela será substituída pelo remake de Vale Tudo (1988) a partir de segunda (31)
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Mania de Você e outras novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Mania de Você: Capítulos da novela das nove da Globo - 26 a 29/3
Quarta, 26/5 (Capítulo 171)
Mavi tenta tranquilizar Luma. Berta recebe Evelyn e Henriquinho em sua casa. Mavi cobra de Mércia a promessa que ela fez de entregar Molina à polícia. Luma aceita a proposta de Molina, que promete ajudá-la a ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.