Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

NOS TEMPOS DO IMPERADOR

Primeiro engenheiro negro do Brasil era amigo do imperador como na novela

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Michel Gomes fala em púlpito em cena de Nos Tempos do Imperador

Michel Gomes vive Samuel; ex-escravo se forma em engenharia em Nos Tempos do Imperador

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 23/9/2021 - 20h00

Em Nos Tempos do Imperador, Samuel (Michel Gomes) lutou contra o preconceito e conseguiu se formar em engenharia com ajuda do imperador dom Pedro 2º (Selton Mello). A trama do personagem é inspirada em figuras históricas: André Rebouças (1838-1898), primeiro engenheiro negro do Brasil e amigo da família imperial, e seu irmão Antônio Rebouças (1839-1874), construtor civil que ao lado do parente foi responsável por grandes obras.

Os irmãos Rebouças se destacaram por não utilizarem mão de obra escrava em seus trabalhos. Um dos projetos mais importantes de André foi a criação de um sistema que trouxe água de mananciais para dentro do Rio de Janeiro, resolvendo o problema de abastecimento que a cidade enfrentava à época.

Ele também se valeu de uma série de tecnologias inovadoras para construir ferrovias. Já Antônio desenvolveu diversas rodovias e estradas de ferro, como a Curitiba-Paranaguá.

Abolicionista, André combateu a escravidão no país. "Abolir a escravidão não basta. É necessário abolir a miséria", disse em uma de suas declarações mais famosas. Ele também atuou na Guerra do Paraguai, na qual construiu um torpedo. 

Ausência

Apesar da importância para a história brasileira, até os capítulos obtidos pelo Notícias da TV, os irmãos Rebouças não aparecerão como personagens no folhetim de Thereza Falcão e Alessandro Marson.

A falta de inovação no roteiro chegou a ser alvo de críticas do cineasta Joel Zito Araújo, que em artigo da Folha de S. Paulo destacou a importância que os os Rebouças tiveram para a sociedade brasileira.

Além disso, Araújo ressaltou que André era tão próximo da família imperial que, com a instauração da República, o engenheiro decidiu partir para Portugal ao lado da corte. Atualmente, os irmãos são homenageados em obras públicas, como o Túnel Rebouças, no Rio de Janeiro, e a Avenida Rebouças, em São Paulo.

Única novela inédita da Globo no ar, Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis da Globo.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Últimas de Nos Tempos do Imperador


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 25/10 a 6/11

Segunda, 25/10 (Capítulo 67)
Zayla comemora sua descoberta, e Madame Lambert se preocupa. Eudoro diz que sentiu saudades de Dolores. Isabel escolhe se casar com Gastão, e Teresa culpa Luísa. Cândida conforta Guebo. Mauá parabeniza o trabalho de Samuel. Pilar ... Continue lendo


Outras Novelas

Leia também

Enquete

Você gostou dos primeiros capítulos de Verdades Secretas 2?

Web Stories

+
Como aconteceu acidente com Alec Baldwin que matou fotógrafa no set de novo filmeCinco casais que se formaram no Casamento às Cegas Brasil e você não sabiaElenco de Verdades Secretas 2: Conheça os novos personagens da novelaOutubro Rosa: Conheça cinco famosas que venceram o câncer de mamaAlém de José de Abreu: Sete atores brasileiros que se aventuraram na política

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas