Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CASO REAL

Gloria Perez se defende por cena de Grazi em Travessia: 'Povo tem preguiça'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Grazi Massafera tem os cabelos loiros lisos e usa um vestido vermelho em cena de Travessia; ela dá um leve sorriso, orgulhosa

Débora (Grazi Massafera) reapareceu numa realidade virtual em Travessia; autora se defendeu

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 6/5/2023 - 9h00

Gloria Perez se pronunciou nas redes sociais após ser criticada pelo final de Travessia. Internautas reclamaram do tom "espírita" da cena em que Débora (Grazi Massafera) "ressuscita" para conversar com Chiara (Jade Picon) numa realidade virtual. A autora, no entanto, compartilhou o vídeo de um caso semelhante para provar que a história tem fundamento na realidade. Em 2019, na Coreia do Sul, Jang Ji-sung pôde rever a filha, morta três anos antes, num ambiente virtual. "Povo tem preguiça de dar um Google", arrematou.

A novelista, no entanto, não respondeu a um crítico diretamente. Ela retrucou um internauta que a elogiava por demonstrar o futuro na trama. "Quando Gloria Perez veio com O Clone [2001], na época era impossível imaginar. Hoje já é realidade. Com Travessia, parece ser bizarro essas cenas da Chiara diante da sua mãe já falecida. Mas o futuro é logo ali...", escreveu Vagner Rodrigo.

"Esse futuro já chegou. Essa experiência na Coreia do Sul acabou sendo proibida por questões éticas. O povo tem preguiça de dar um Google", devolveu ela, com um link para um vídeo sobre o caso. Uma equipe teria demorado oito meses para criar o avatar da criança e reproduzir um parque em que elas costumavam ficar. 

A experiência em questão, porém, foi mais "completa" de que a de Chiara. Jang usou, além dos óculos, um par de luvas hápticas --uma tecnologia que permite ter a sensação de tato, maleabilidade e resistência de objetos dentro de um ambiente virtual. Por isso, ela pôde segurar a mão de Na-yeon, a filha de sete anos que teve uma morte súbita.

Os produtores capturaram os movimentos de um ator mirim para recriar a menina morta. Também reproduziram a voz da criança com base em vídeos antigos. A experiência gerou um documentário chamado Meeting You (Encontrando Você, em tradução livre), que foi transmitido na MBC, uma rede de TV sul-coreana. 

No filme, Na-yeon dá uma flor à mãe e depois se deita dizendo que está cansada. Ela diz que sempre amará a mãe. As duas se despedem, e Na-yeon dorme. Ela se transforma em uma borboleta branca e voa suavemente.

Veja a mensagem de Gloria Perez:


Resumos Semanais

Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5

Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.