Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ASIÁTICA E INDÍGENA

Globo é acusada de racismo ao trocar atrizes em chamada de Terra e Paixão

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Montagem com fotos das atrizes Suyane Moreira e Bruna Aiiso em festa da novela Terra e Paixão

As atrizes Suyane Moreira e Bruna Aiiso, que foram confundidas em chamada de Terra e Paixão

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 5/5/2023 - 11h48

A Globo foi acusada de cometer racismo ao trocar os nomes de atrizes em uma chamada de Terra e Paixão. Na propaganda da novela, a atriz Suyane Moreira, que tem ascendência indígena, foi creditada com o nome de Bruna Aiiso, que é de ascendência asiática. O erro foi apontado por uma influenciadora como forma de preconceito. A Globo não se pronunciou sobre o caso. 

Bruna Tukamoto, que fala sobre representatividade e preconceito amarelos em seus perfis em redes sociais, fez um vídeo na última quinta (4) em que expôs a falha da emissora. 

"Um erro de edição na Globo escancara mais uma vez o racismo. A atriz Bruna Aiiso faz parte do elenco de Terra e Paixão, a próxima novela da nove da Globo, que vai estrear na semana que vem. E hoje, no intervalo do programa Mais Você, teve uma chamada para divulgar a novela e apresentar parte do elenco. Sim, gente, colocaram uma imagem da atriz Suyane Moreira, que tem ascendência indígena, no lugar da Bruna Aiiso", explicou ela, com um print da tela da televisão no plano de fundo. 

A influenciadora chamou a atenção para o preconceito velado que pode estar presente nesta confusão da chamada da novela, ainda que o caso não tenha acontecido propositalmente.

"Coincidentemente, duas mulheres que fazem parte de minorias raciais. E pode parecer inofensivo, mas a gente sabe que isso é um reflexo do racismo que permeia a nossa sociedade, o apagamento das nossas etnias, da nossa história, além da ideia de que os olhos amendoados nos tornam todos iguais. Tanto que não erraram na edição dos atores brancos, por exemplo. Entendem que o racismo está por trás desses microcomportamentos? Por mais que tenha sido sem querer, por mais que não tenha sido por mal", pontuou.

Confira o vídeo de Bruna:

Nos comentários do vídeo, outras atrizes se pronunciaram. "Gente… Isso é inadmissível. É um erro que não pode acontecer. Ainda mais com duas mulheres que representam duas minorias étnicas. Que tristeza. Todo apoio pra Bruna Aiiso, que tenho certeza que vai brilhar nessa novela com essa personagem tão bacana. Nosso trabalho já é complexo, ter que passar por situações constrangedoras de racismo não é legal pra quem só quer fazer bem seu trabalho", escreveu Ana Hikari

"Absurdo! Justo as minorias asiáticas e indígenas. Isso diz muita coisa! Que tristeza. Espero que arrumem, aprendam e mudem atitudes como estas o quanto antes. Deve ter doído, Bruna Aiiso, mas que você siga brilhante, realizando esse sonho e sendo referência pra muitas outras, ocupando seu espaço e mostrando a que veio", disse Jaqueline Sato.

Em Terra e Paixão, Suyane fará parte do núcleo indígena, cujas cenas contam conconsultoria do escritor Daniel Munduruku. Já Bruna fará o papel de uma médica, o que Bruna Tukamoto considerou um ponto positivo. "Vai ser um papel bem importante pra comunidade amarela, e realmente é muito triste ver a única atriz amarela do elenco sendo apagada antes mesmo de a novela estrear na Globo", lamentou. 

O Notícias da TV entrou em contato com a Globo por meio de sua assessoria de imprensa, mas a emissora não retornou e não se posicionou sobre o ocorrido. Caso se pronuncie, o texto será atualizado.


Resumos Semanais

Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1

Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.