REFERÊNCIAS
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Gigi (Rodrigo Fagundes) em Volta por Cima; personagem foi inspirado em divas nacionais e internacionais
Gigi é um personagem que tem tido mais destaque nos capítulos de Volta por Cima. Após descobrir que é filho de Belisa (Betty Faria) e de Rodolfo (José de Abreu), ele mudou de vida, voltou a ostentar riqueza e tem se interessado pelo mundo da contravenção. Para interpretar esse papel com suas muitas camadas, o ator Rodrigo Fagundes se inspirou em várias "divas" --da atriz Christiane Torloni ao costureiro, apresentador e deputado Clodovil Hernandes (1937-2009).
"Pra mim, o Gigi é basicamente a Scarlett O'Hara (interpretada por Vivien Leigh), [protagonista] de ... E O Vento Levou (1939). Ele tem essa coisa de drama queen, é afetado, mimado. Busquei referência na Hollywood dos anos 1940, 1950, nas divas da TV brasileira, na risada da Christiane Torloni, no jeito que o Clodovil usava aqueles blazers jogados no ombro, na [atriz] Maggie Smith (1934-2024), que fazia [a série] Downton Abbey, na [atriz] Bette Davis (1908-1989)", explica o ator, em entrevista ao Notícias da TV.
"Ele é um blend das divas e dos divos, não tem ninguém especificamente em quem eu me inspire. Faço uma mistura e vou tentando homenagear essas referências que fui adquirindo ao longo da vida, como apaixonado por cinema e novela. Tento botar um pouquinho de todas elas no Gigi", complementa.
Além de ter um pouquinho de cada diva, para Rodrigo Fagundes, Gigi tem características muito importantes: coragem e liberdade para ser quem é e falar o que quer. O ator diz que o personagem tem lhe ensinado muito sobre isso.
"O mais difícil de interpretar no Gigi é acreditar nessa liberdade dele. Ele tem uma liberdade que eu demorei a ter na minha vida. Ele é impetuoso, pro bem e pro mal. Ele fala coisas meio absurdas, ao mesmo tempo faz o que ele quer. Ele é um pouco sem noção, mas essa falta de noção vai a favor dele, traz muito da personalidade dele. Essa liberdade que o Gigi tem é uma coisa que eu demorei um pouco a entender, lendo os roteiros", diz.
Por mais que ele tome umas bordoadas, ele é forte, é mais forte do que eu. Então eu tento vê-lo como se fosse eu multiplicado ao cubo. A coragem que o Gigi tem eu tento ter na minha vida. Tenho aprendido muito com ele a me colocar, a talvez não me calar tanto para as coisas como eu fazia. O Gigi tá me dando uma coragem que eu talvez não tivesse tanto ainda.
O ator conta ainda que já sabia que a história própria de Gigi demoraria a engrenar na trama, a partir da descoberta de quem são os verdadeiros pais dele. Agora, no entanto, o personagem terá novos desafios: ele tentará trabalhar com a família Barros na contravenção, mas verá que este caminho não é tão simples.
"Fico feliz de saber que o Gigi tá tendo esse momento. E vai ter muito mais, ele vai sair de casa, vai ficar meio seduzido com aquele mundo ali [da contravenção]. Mas acho que uma hora talvez ele assuste, ele não está acostumado com aquele mundo. E o Gerson [Enrique Diaz] talvez seja o grande muro que vai bater na frente dele. Espero que isso faça com que o personagem tenha mais cenas desafiadoras, já tá tendo", declara o ator.
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Volta por Cima.
Volta por Cima é escrita por Claudia Souto, com colaboração de Wendell Bendelack, Julia Laks, Isadora Wilkinson e Juliana Peres. A direção artística é de André Câmara, e a direção-geral de Caetano Caruso.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Volta por Cima e outras novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Volta por Cima: Capítulos da novela das sete da Globo - 25/2 a 8/3
Terça, 25/2 (Capítulo 128)
Cacá teme que Violeta conte a verdade para Jão. Madalena confessa que sofre com a ausência de Jão. Violeta exige que Cacá more em sua casa. Rodolfo se irrita ao saber que Gerson mandou Gigi para ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.