Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ISTAN-BOOM NO IBOPE

Força de Mulher comprova fenômeno turco e faz milagre no horário nobre da Record

DIVULGAÇÃO/RECORD

Özge Özpirinçci como Bahar em cena de Força de Mulher

Bahar (Özge Özpirinçci) em Força de Mulher; folhetim conseguiu boa audiência para a Record

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 2/8/2024 - 21h00

Força de Mulher comprovou que as novelas turcas realmente são um fenômeno junto ao público brasileiro. Inédito na TV aberta, mas disponível na íntegra no streaming, o folhetim conseguiu reter boa parte dos telespectadores de A Rainha da Pérsia (2024) --terceira adaptação da história de Ester produzida pela Record.

Os dramas de Bahar (Özge Özpirinçci) conseguiram até vitórias significativas contra A Caverna Encantada, do SBT, que também estreou na segunda (30) --4,8 pontos contra 4,2 da produção infantojuvenil na Grande São Paulo.

Na terça, Força de Mulher foi capaz até de ampliar a diferença, crescendo para 5,2 na terça (30) e chegando ao recorde até aqui de 6,3 pontos na quarta (1º). Um resultado bem mais interessante do que o desastre causado pela reprise de Jezabel, exibida originalmente em 2019, no final de 2023.

Com um estilo bastante diferente das obras bíblicas, a novela turca acerta justamente por não afugentar o telespectador que assistiu às sucessivas temporadas de Reis. O mesmo público que preferiu ver Os Dez Mandamentos (2015) em vez de Babilônia (2015), na Globo --fortemente criticada na época pelos conservadores por ter exibido um beijo lésbico já no primeiro capítulo.

Força de Mulher segue a fórmula de outros sucessos, como Ezel (2009) e Mil e Uma Noites (2006), em que há muito drama e nenhum sexo. Até os beijos são mais contidos, especialmente porque a Turquia enfrenta diversos tabus na chamada "pauta de costumes".

Essa pauta envolve desde a abordagem à homossexualidade até a troca de afeto em público. O país, inclusive, vive um regime bastante conservador com Recep Erdoğan --que assumiu a presidência em 2014, mas já havia sido primeiro-ministro entre 2003 e 2014.

Um estilo que já havia atingido bons índices de audiência quando a Record apostou no enlatado canadense Quando Chama o Coração. O romance água com açúcar também não sofreu rejeição do público mais conservador.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.