RESUMÃO DA SEMANA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Petra (Debora Ozório) contará para Luigi (Rainer Cadete) sobre tio abusador na novela das nove
A partir do capítulo de quinta (14), uma nova trama violenta ganhará destaque em Terra e Paixão. Dirceu (Eriberto Leão) entrará na novela das nove da Globo para acabar com o mistério em torno de quem abusou sexualmente de Petra (Debora Ozório). A jovem reconhecerá ele como o autor do crime e passará a enfrentar momentos de pânico até desmascará-lo.
Além de sua terapeuta, o primeiro a descobrir que o irmão de Irene (Gloria Pires) é o tarado que cometeu atos libidinosos quando a agrônoma era apenas uma criança será Luigi (Rainer Cadete). "Eu ainda não tenho certeza, mas o Dirceu, o irmão da minha mãe que tá lá embaixo... Ele... Eu acho que foi ele quem abusou de mim", dirá a jovem.
Ao reencontrar o tio pedófilo, ela terá um surto e sairá correndo para o quarto. Irene irá atrás da filha, mas a herdeira não terá coragem de falar sobre sua desconfiança. Ela ficará sozinha, andando de um lado para o outro.
Luigi pedirá para conversar com ela e estranhará quando ela abrir a porta correndo e trancá-la assim que o puxar para dentro. Ele ficará horrorizado com acusação feita pela mulher com quem se casou.
"Já faz um tempo, numa sessão de terapia, eu consegui lembrar de uma situação em que o abuso aconteceu. Eu tava tomando banho num rio, quando um homem se aproximou de mim", contará Petra. O italiano chamará o abusador de maldito asqueroso.
Eu me lembrei da situação, mas não do rosto dele. Só que na noite passada, eu tive um sonho e vi o rosto desse homem... No sonho, as imagens eram meio distorcidas, mas o rosto era o dele, era o rosto do meu tio! O problema é que eu não consigo falar com certeza que foi ele quem abusou de mim.
Segunda, 11/12 (Capítulo 187)
Luigi se impressiona com a disposição de Antônio. Ramiro reconhece o corpo de Sidney. Menah não gosta de saber que Gentil contou a Graça sobre a dificuldade financeira da família. Aline pede a Caio que não conte a Antônio sobre sua gravidez. Antônio pede a Silvério que anule seu casamento com Agatha. Hélio avisa a Antônio que ficará na cidade para descobrir o assassino de sua mãe. Ademir convida Lucinda para ser presidente da cooperativa.
Kelvin sugere a Ramiro que os dois se casem e deixem Nova Primavera. Graça dá a Gentil o dinheiro para o tratamento de Jonatas e pede sigilo. Graça reage quando Jonatas sugere que ela possa estar interessada na suposta herança de Agatha. Antônio se surpreende ao ver Irene chegando ao jantar que oferece para alguns convidados.
Terça, 12/12 (Capítulo 188)
Antônio e Irene se enfrentam. Graça se sente ofendida e diz a Jonatas que não voltará mais a vê-lo. Ramiro e Kelvin conversam sobre o futuro da relação. Gentil repreende Jonatas e conta que Graça deu o dinheiro para o tratamento da fisioterapia, exigindo que o filho peça desculpas à namorada.
Aline passa mal. Graça perdoa Jonatas. Caio fica sabendo pelos médicos que Aline espera gêmeos, e que a gravidez requer cuidados. Angelina não gosta da ideia de ter Irene de volta à fazenda. Franco sabe por Laurita que Aline está esperando gêmeos e parabeniza Antônio.
Quarta, 13/12 (Capítulo 189)
Antônio se desespera ao saber que será avô dos filhos de Aline. Petra diz a Hélio que também continua apaixonada, mas ciente de que o amor entre eles é impossível. Flor convida Jussara para ser sua sócia. Caio diz a Jurecê que não sabe como proteger sua família de Antônio. Irene trata mal Angelina.
Kelvin inventa desculpas para Neide, para justificar sua presença na mansão no dia em que Agatha foi assassinada. Marino flagra Andrade no quarto de Lucinda, abraçado a um acessório dela. Antônio avisa a Irene que não será avô dos filhos de Aline.
Quinta, 14/12 (Capítulo 190)
Irene aconselha Antônio a tentar sabotar a herança dos filhos de Aline por vias legais. Kelvin confessa a Ramiro que teme ser suspeito da morte de Agatha. Dirceu avisa a Irene que está chegando a Nova Primavera. Antônio fica irritado ao saber por Silvério que os filhos de Aline serão legalmente seus herdeiros, e resolve fazer uma proposta à professora.
Petra conta a Luigi que pensa em sair da cidade para ser voluntária em alguma ação social. Petra tem uma lembrança com Dirceu durante um sonho. Andrade sofre e pede ajuda a Gladys. Dirceu entra no quarto de Petra.
Sexta, 15/12 (Capítulo 191)
Antônio manda seus peões seguirem Aline e sua família. Petra conta a Marta que viu pela primeira vez, em sonho, o rosto do homem que a assediava. Lucinda ameaça Andrade com nova medida protetiva. Graça fica constrangida com a aproximação de Dirceu. Jonatas pede Graça em namoro. Petra visita Aline e ambas são surpreendidas por um bilhete ameaçador.
Flor avisa a Jussara que tem um homem as seguindo. Marino diz a Caio e a Aline que não há provas contra Antônio. Rodrigo se oferece para abrigar Aline no convento de sua irmã. Petra é hostil com Dirceu.
Sábado, 16/12 (Capítulo 192)
Dirceu se preocupa com a reação de Petra. Aline decide sair de Nova Primavera para se proteger de Antônio. Gladys e Tadeu assinam o divórcio. Petra diz a Luigi que foi Dirceu quem abusou dela na infância. Petra confronta Dirceu. Gladys manda Tadeu sair de casa.
Antônio pede ao capanga que descubra o esconderijo de Aline. Natercinho pede a Tadeu para contracenar com Anely no filme, em troca da permissão para as filmagens nas terras de seu pai. Petra fica com medo quando Dirceu entra em seu carro pedindo uma carona.
Os capítulos de Terra e Paixão são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1
Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.