ENTREVISTA EXCLUSIVA
FOTOS: FÁBIO ROCHA/TV GLOBO
O diretor Allan Fiterman durante gravação da novela No Rancho Fundo, que termina nesta sexta (1ª)
No Rancho Fundo chega ao final nesta sexta (1º) com saldo positivo tanto em repercussão quanto em audiência. O folhetim levantou o Ibope do horário das 18h e cumpriu a missão de contar uma história carismática no universo nordestino. Em entrevista exclusiva, o diretor artístico Allan Fiterman entrega que ficou sem dormir por causa de duas cenas do último capítulo e revela que já está trabalhando em outra trama.
Ele e sua equipe começaram a pré-produção de Dona de Mim (título provisório), novela de Rosane Svartman que vai substituir Volta Por Cima em abril de 2025. É a história de uma jovem que vira babá por acaso. A autora da trama é a mesma da bem-sucedida Vai na Fé (2023).
Muito elogiado nos bastidores de No Rancho Fundo pelo ambiente harmonioso que cria, o diretor já tinha intimidade com a história da novela das seis. Afinal, Fiterman comandou no Mar do Sertão (2022). A parceria com o autor Mario Teixeira há dois anos e agora já o deixa com saudade.
Ele comenta ainda as cenas mais delicadas que fez com Luisa Arraes, a vilã Blandina. Ela chegou a ser jogada na rua seminua por Quinota (Larissa Bocchino) e a levar uma surra da mocinha. Confira a entrevista:
NOTÍCIAS DA TV - No Rancho Fundo chegou à TV com a premissa de ser a continuação de Mar do Sertão, mas mostrou que ia além. Qual é a principal diferença?
ALLAN FITERMAN - Quando decidimos ir pelo mesmo caminho do universo fabular nordestino, era importante destacar que estaríamos contando uma nova história. Embora tivéssemos vários personagens de Mar do Sertão, a ideia sempre foi de uma novela nova, não uma continuação. A grande diferença estética é que trabalhamos com dois universos distintos: Lapão da Beirada, trazendo nossa cidade, e Lasca Fogo, subdistrito rural, onde morava a família Leonel, esses dois universos embalados nas imagens lindas de externas e com uso de efeitos visuais, para dar unidade à imagem.
Parceiria: o autor Mario Teixeira e Allan Fiterman
Blandina veio de mansinho e virou a principal mola propulsora da história. O que é mais excitante neste trabalho de dirigir a Luisa Arraes? Teve algo muito difícil e que temeram a repercussão, como a cena da surra na rua ou ela sendo jogada nua em público?
Eu já tinha dirigido a Luisa em Louco por Elas [2012-2013] e, desde então, sempre tive vontade que nos reencontrássemos. Quando ela fez o teste para Blandina, não tive dúvidas que tinha encontrado a personagem. Luisa é certeira na interpretação, é carismática e muito profissional. Fizemos algumas cenas delicadas com exposição, tanto emocional, como cenas de nudez, e em todas as vezes Luisa se mostrou totalmente disponível em função da cena. Não tivemos questões.
O que mais te instigou nessa jornada? Teve algo que o Mario Teixeira escreveu que te fez ficar sem dormir, por exemplo?
Tem duas cenas no último capítulo que me deixaram sem dormir. Tanto pela dificuldade de realização, como pela minha dificuldade em conseguir transformar o texto de Mario Teixeira em imagens. Depois de exibido o último capítulo, eu posso falar sobre, mas acredito que vocês vão identificar essas cenas.
O público imagina que os diretores são durões, mas não é sempre assim, né? Como você define seu trabalho e a maneira que encontrou para conduzir a direção de No Rancho Fundo?
Eu acredito no trabalho em conjunto, celebro as colaborações de tantos profissionais, e no momento que esses talentos são absorvidos e pertencem, de fato, ao processo criativo, além de fortalecer a minha direção, o ambiente de trabalho se torna mais feliz, saudável e respeitoso.
O elenco brilhou, mas sabemos que o maestro é você. Qual é a sensação de chegar ao fim de uma novela que foi bem do começo ao fim? Qual o segredo do sucesso?
Agradeço o reconhecimento e fico feliz que estejamos terminando com a sensação de que fizemos um trabalho lindo. Não sei responder qual o segredo; se tivéssemos uma fórmula, todos faríamos sucessos. Na minha opinião, nada é mais importante do que a história que estamos contando e, a partir desse entendimento, a parceria entre autor e diretor é fundamental para transformarmos o texto em imagens. Como o próprio Mario diz: "Novela é escrita para ser vista e não lida!".
A parceria com o Mario Teixeira foi bem-sucedida, mas já está certo que você vai dirigir a novela das sete da Rosane Svartman no ano que vem. Férias curtas, longas? O que pode adiantar sobre seus próximos passos?
Já estou com saudade do Mario, fomos felizes juntos em duas novelas e espero que nos reencontremos em breve. Agora estou muito empolgado com a parceria com a Rosane. Admiro muito o trabalho dela e estou empolgado em contar uma história nova. Já começamos a pré-produção! Então, férias mesmo só para o final de 2025!
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela No Rancho Fundo.
Escrita por Mario Teixeira, a novela No Rancho Fundo se passa dez anos após os eventos de Mar do Sertão (2022). A trama será substituída na segunda-feira (4) por Garota do Momento, novela de Alessandra Poggi protagonizada por Duda Santos e Pedro Novaes, que é ambientada no Rio de Janeiro de 1958.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em No Rancho Fundo e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de No Rancho Fundo: Capítulos da novela das seis da Globo - 30/10 a 2/11
Quarta, 30/10 (Capítulo 169)
Elias revela a Artur que é filho de Ariosto. Esperança confessa a Fé que a morte de Primo Cícero é sua culpa, mas Blandina interrompe a conversa das irmãs. Quintilha arma uma confusão no velório, e ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.