Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube

DEUS É MEU COLABORADOR

De lingerie sexy a corpo fechado: Dona de Mim usa e abusa de textos bíblicos

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Humberto Morais como Marlon em cena de Dona de Mim

Marlon (Humberto Morais) em Dona de Mim; protagonista recitou trechos do Salmo 91 na trama

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 5/5/2025 - 6h10

O telespectador que acompanhou a primeira semana de Dona de Mim já percebeu que diversos trechos da Bíblia estiveram na boca dos personagens. E não à toa. A autora Rosane Svartman já havia sido bem-sucedida no diálogo com os evangélicos em Vai na Fé (2023) e novamente explora esse filão na nova novela das sete --no maior estilo "Deus é meu colaborador, e texto não me faltará".

O protagonista Marlon (Humberto Morais), por exemplo, citou trechos do Salmo 91 antes de entrar em confronto com criminosos em um prédio abandonado. Ele mais especificamente citou o versículo 7, em que "mil poderão cair ao teu lado, e 10 mil à tua direita; mas tu não serás atingido".

Em outra cena exibida na quinta (1º), Jussara (Vilma Melo) questionou o comportamento de uma mulher evangélica por ter participado da rifa de um conjunto de lingeries sexy. A resposta já estava na ponta da língua e veio com menção a um dos livros do Velho Testamento.

"Vem cá, Mariana [Adriana Bellonga], o pessoal lá da igreja sabe que você entrou no sorteio desse kit?", indagou a vizinha fofoqueira. "E qual o problema? A relação de marido e mulher é sagrada. Está lá na Bíblia, diz que nos tornamos uma só carne. Aqui você está precisando ler mais Cântico dos Cânticos", respondeu a irmã.

O texto bíblico é atribuído ao próprio rei Salomão, conhecido como o único a celebrar o amor carnal dentro das escrituras. Há algumas leituras alegóricas, mas considera-se comumente que os versículos como "beije-me ele com os beijos de sua boca" tratam da relação entre dois amantes.

Dona de Mim não será a primeira nem a última novela a fazer referência à Bíblia, mas chama a atenção justamente porque nos últimos anos Globo tem olhado mais para os evangélicos --religião que mais cresce no Brasil segundo os últimos dados do Censo.

Como a tendência é que os fiéis possam até ser maioria entre a população nas próximas décadas, a emissora provavelmente não quer perder um filão importante para a sua audiência –especialmente diante da fuga de público no horário nobre.

Mas a estratégia é um tanto difícil e bastante arriscada, até porque os evangélicos não são um grupo homogêneo, muito pelo contrário. Rosane e sua equipe vão encontrar bastante desafios para representar esse recorte na história e, especialmente, não fazer com que outras denominações torçam o nariz para Dona de Mim.

A Record já mira nessa fatia da população há um bom tempo, nem sempre com bons resultados na Kantar Ibope. Entre 21 e 27 de abril, apenas uma das cinco atrações mais vistas da emissora tinha esse espectador em vista --a reprise de Reis, que vem embalada justamente pelo êxito de Força de Mulher.

Até aqui, Dona de Mim foi bem de audiência e superou o remake de Vale Tudo por dois dias consecutivos. Os bons números tornam esse debate ainda mais interessante --e Rosane e sua equipe vão ter cinco meses pela frente para desenvolver melhor a sua história.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Dona de Mim

Dona de Mim é ambientada em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. O folhetim conta com direção artística de Allan Fiterman. No elenco, estão Clara Moneke, Tony Ramos, Juan Paiva, Rafael Vitti e Cláudia Abreu, entre outros nomes. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Dona de Mim e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Dona de Mim: Capítulos da novela das sete da Globo - 5 a 17/5

Segunda, 5/5 (Capítulo 7)
Abel exige uma explicação de Davi e Leo. Marlon leva Jussara para a emergência. Sofia desabafa com Samuel. Bárbara e Danilo estranham o atraso de Marlon. Abel demite Leo. Sofia sofre por ter que se despedir ... Continue lendo

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.