ANÁLISE
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Debora Bloch em cena como Deodora em No Rancho Fundo; a novela teve excelentes atuações
No Rancho Fundo chega ao fim nesta sexta-feira (1º), depois de seis meses na programação diária da Globo. A novela das seis conseguiu manter o público que já havia acompanhado Mar do Sertão (2022) e teve êxito ao trazer de volta alguns personagens da trama anterior do autor Mario Teixeira, mas deixou um tanto a desejar nos acontecimentos da história.
A novela contou com pontos muito altos, como atuações excelentes, tanto dos atores veteranos e astros da Globo quanto de profissionais iniciantes e estreantes na teledramaturgia.
Ao mesmo tempo, a trama de No Rancho Fundo foi considerada por vezes chata e arrastada, com semanas que se passavam sem grandes acontecimentos. Um mistério da história chegou a atiçar a curiosidade dos telespectadores, mas, ao menos até então, não teve resolução.
Relembre aspectos que funcionaram bem e outros que nem tanto em No Rancho Fundo:
Entre todas as novelas que estiveram no ar na Globo entre maio e outubro deste ano (período de exibição de No Rancho Fundo), a atual novela das seis foi a que apresentou o melhor elenco, com as melhores atuações. Não houve atores fora do tom, com performances criticadas ou fracas. Todos entregaram muito bem seus trabalhos e seus personagens.
Destaque para os medalhões da Globo que formaram duplas de vilões e mocinhos: Andrea Beltrão como Zefa Leonel, Alexandre Nero como Tico Leonel, Eduardo Moscovis como Ariosto e Debora Bloch como Deodora. Mariana Lima também desempenhou trabalho excelente como tia Salete.
Entre os atores mais jovens, Larissa Bocchino (Quinota), Túlio Starling (Artur), Igor Fortunato (Zé Beltino), Heloísa Honein (Margaridinha) e Luisa Arraes (Blandina) se destacaram, mostraram que têm talento e mandaram bem em suas interpretações.
Trazer de volta personagens marcantes da novela Mar do Sertão foi uma aposta certeira do autor Mario Teixeira e da Globo. O público se interessou muito por saber o que eles fariam na nova trama, e as histórias relacionadas a eles geraram curiosidade natural.
Além dos personagens que permaneceram no elenco fixo de No Rancho Fundo, as participações especiais de Fubá Mimoso (Marco França), Timbó (Enrique Diaz) e Xaviera (Giovana Cordeiro) acrescentaram camadas interessantes e divertidas à história.
A direção de arte de No Rancho Fundo desempenhou um belo trabalho com a ambientação, a fotografia, a cenografia e os figurinos da novela. Toda a ambientação foi um deleite aos olhos, com destaque para os cenários do hotel, do rancho e da Gruta Azul. A trama teve muitas gravações externas, o que enriquece a história e proporciona um material muito mais impressionante ao telespectador.
Apesar das ótimas atuações, de personagens interessantes e do cuidado com a estética, em alguns momentos houve a sensação de que a trama de No Rancho Fundo não andava. Semanas se passaram sem acontecimentos marcantes ou empolgantes, conflitos se repetiram (como as implicâncias de Zefa e Deodora, as tramoias de Ariosto contra os Leonel).
A trama de quem tem direito à posse de terras onde fica a Gruta Azul também foi explorada à exaustão e, com muitos termos técnicos e implicações jurídicas, gerou pouco entretenimento ao público.
No Rancho Fundo teve muitos personagens coadjuvantes, e alguns apareceram pouco durante os capítulos. São os casos de Caridade (Clara Moneke), Fé (Andréa Bak), Guilherme Tell (Rafael Saraiva), Aldenor (Igor Jansen) e Benvinda (Dandara Queiroz). Todos entregaram boas cenas quando tiveram oportunidade, mas receberam pouco tempo de tela, de forma geral.
Segredos frequentemente enriquecem a trama de uma novela e colaboram para fisgar o telespectador. No caso de No Rancho Fundo, no entanto, um mistério foi explorado até certo ponto, e depois não se falou mais nisso.
Nos primeiros meses da novela, havia uma questão que pairava: quem é o pai de Artur? Ariosto achava que dona Manoela (Valdineia Soriano) havia tido um caso e sabia quem era o progenitor do rapaz, mas ela dizia que não, que Artur era adotado.
O segredo foi levado para o túmulo com a morte da personagem. Houve a expectativa de que algo a mais viesse à tona, mas o assunto não foi mais explorado. A não ser que a verdade seja revelada no último capítulo, o personagem e o público terão de viver sem a resposta para esta dúvida.
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela No Rancho Fundo.
Escrita por Mario Teixeira, No Rancho Fundo se passa dez anos após os eventos de Mar do Sertão (2022). A trama será substituída na próxima segunda-feira (4) por Garota do Momento, novela de Alessandra Poggi protagonizada por Duda Santos e Pedro Novaes.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em No Rancho Fundo e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Alexandre Nero
Andrea Beltrão
Clara Moneke
Debora Bloch
Eduardo Moscovis
Enrique Diaz
Giovana Cordeiro
Igor Fortunato
Igor Jansen
Larissa Bocchino
Luisa Arraes
Marco França
Mariana Lima
Mario Teixeira
No Rancho Fundo
Novela das Seis
Túlio Starling
Resumo de No Rancho Fundo: Capítulos da novela das seis da Globo - 30/10 a 2/11
Quarta, 30/10 (Capítulo 169)
Elias revela a Artur que é filho de Ariosto. Esperança confessa a Fé que a morte de Primo Cícero é sua culpa, mas Blandina interrompe a conversa das irmãs. Quintilha arma uma confusão no velório, e ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.