Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Belaventura

Autor de nova trama da Record confessa que gosta de assistir a novelas da Globo

Fotos Munir Chatack/RecordTV

Pietra (Rayanne Morais) e Enrico (Bernardo Velasco) terão romance de conto de fadas - Fotos Munir Chatack/RecordTV

Pietra (Rayanne Morais) e Enrico (Bernardo Velasco) terão romance de conto de fadas

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 25/7/2017 - 5h50

Autor de Belaventura, Gustavo Reiz confessa que assiste a novelas da Globo e do SBT. Com contrato com a Record, ele não vê problemas nisso nem nos spoilers que adiantam histórias das tramas. O novelista é responsável pela novela medieval que estreia nesta terça (25), às 19h30. Belaventura traz ação, humor e um romance água com açúcar.

"Eu sempre fui noveleiro, sempre assisti novela a minha vida inteira, gosto de ver novela da concorrência. Só que no momento que você está escrevendo uma novela você não consegue fazer mais nada nem ver nada. Assisto uma série ou outra, mas busco ler quando sobra tempo para alimentar minha trama", conta Reiz. 

Com 35 anos, ele revela que é favor dos spoilers das novelas. Afirma que toma cuidado para não entregar os desfechos, mas em uma trama fechada encontra dificuldade para segurar o que vem aí em suas novelas. "Acho que adiantar um pouco pode instigar a curiosidade. A pessoa não deixa de ver porque sabe o que vai acontecer", comenta o autor. 

O novelista afirma que a grande inspiração de Belaventura foi a literatura medieval, principalmente lendas e contos de fadas. "Entendo a comparação com Game of Thrones [HBO] porque é a mesma época. Apesar de eu ser fã e de esperar toda nova temporada da série, vamos apresentar uma proposta diferente. É realmente uma novela, com muito romance e humor", explica Reiz.

Com 150 capítulos, Belaventura já entra no ar com mais de cem deles gravados. O autor está terminando de escrever a trama e pensando no próximo trabalho que oferecerá para a direção da Record. Seu contrato vai até 2019. 

O diretor Ivan Zettel e o autor Gustavo Reiz são os responsáveis pela nova novela da Record

Apesar de a novela já estar quase toda escrita, Reiz poderá fazer alterações. Desde que não seja mudar o rumo dos protagonistas. "Dá para encurtar um núcleo que não rendeu bem, dá para fazer umas manobras na edição, mas sem mexer na estrutura", avisa.

"Tenho uma troca muito grande com o diretor desde o começo das gravações para agregar elementos ao enredo. O personagem escrito é uma coisa. Quando o personagem ganha vida com o trabalho do ator, temos de ter percepção para isso e aumentar o seu espaço. Depois que vi Eri Johnson [Corinto, o bobo da corte] imitando todo o elenco, levei isso para a trama", conta.

Briga por poder e conto de fadas
A história de Belaventura se passa no século 15, no final da Idade Média, na fictícia região de Belaventura. O reino de Otoniel (Kadu Moliterno) tem histórico de disputa por territórios. Casado com Vitoriana (Juliana Knust), ele enfrentará as armações de Severo (Floriano Peixoto) e Marion (Helena Fernandes), antagonistas que ambicionam tomar o poder. 

Mas o foco da história é o romance entre a plebeia Pietra (Rayanne Morais) e o príncipe Enrico (Bernardo Velasco). Pobre, ela foi separada de sua mãe e teve uma infância horrível nas mãos de seu padrasto. Já o herdeiro da coroa é um homem extremamente justo, que quer lutar contra a desigualdade. "Ele acredita que o amor vence barreiras", diz Velasco.

Personagem de Eri Johnson, Corinto, cresceu na trama por conta de imitações feitas pelo ator

Enrico e Pietra se encantam um pelo outro ainda na infância, mas só se reencontram para viver a paixão 15 anos depois.

A protagonista fez somente pequenas participações em tramas antes de assumir o compromisso. Mais conhecida por participar de A Fazenda em 2015 e pelo seu casamento com o cantor Latino, Rayanne Morais afirma que se preparou muito para o papel.

"A Pietra é uma grande criação. Tive experiências diferentes, mas não existe preconceito nos bastidores porque venho de um reality show. Parte do público não conhece, mas comecei a fazer teatro com oito anos. Antes de A Fazenda, já fazia testes na casa [Record] para atuar", declara. 

Bernardo Velasco também nunca fez um protagonista, mas tem no currículo papéis de coadjuvantes em tramas da Record desde 2013. Ele fez Pecado Mortal e três novelas bíblicas.

"Só de me testarem para protagonista fiquei animado. É um reconhecimento do meu trabalho, da evolução que tive. Vou dormir e acordar para novela, nem academia faço mais", conta.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.