Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Vilã de Tempo de Amar

Andreia Horta leva bronca na rua e sofre com cenas de humilhação

Reprodução/TV Globo

A atriz Andreia Horta em cena como a vilã Lucinda da novela Tempo de Amar, da Globo - Reprodução/TV Globo

A atriz Andreia Horta em cena como a vilã Lucinda da novela Tempo de Amar, da Globo

FERNANDA LOPES

Publicado em 22/2/2018 - 17h45
Atualizado em 23/2/2018 - 4h28

Primeira vilã de Andreia Horta na TV, a Lucinda de Tempo de Amar tem feito a atriz ouvir muitas broncas do público. A atriz de 34 anos conta que tem dificuldades para dizer as frases cheias de arrogância e maldade de sua personagem, mas confessa que fica orgulhosa das condenações e até discussões que é obrigada a ter com telespectadores.

"As pessoas tiram satisfações, perguntam como eu posso fazer aquelas coisas, [falam] que é um absurdo, que ela tem que ser castigada. Queriam que ela tomasse uma 'coça' da Maria Vitória [Vitória Strada], isso antes da surra que ela levou. Dizem também que querem que o Inácio [Bruno Cabrerizo] descubra tudo. As pessoas falam o que elas querem que aconteça de mal com a personagem. É muito interessante, estou achando maravilhoso", afirma. 

Apesar de gostar da repercussão, Andreia confessa que nem sempre é fácil encarnar a personalidade terrível de Lucinda. A vilã, que fez várias armadilhas para afastar Inácio de Maria Vitória e despreza todos aqueles que considera inferiores a seu patamar social, virou quase uma prova de resistência moral para a atriz.

"O meu maior desafio nessa novela e o que a Lucinda mais exige de mim com certeza é ter um pensamento novo sobre as coisas. Eu não posso ter consciência das atrocidades que estou dizendo em cena", diz.

Ela dá um exemplo das dificuldades que sente para ser má em cena. "Eu fui fazer uma cena com o Jackson Antunes na qual a Lucinda humilhava muito o personagem dele [Geraldo]. O Jackson é um ator brilhante, e eu fiquei com vergonha de dizer o texto para ele, até pedi desculpas. Foi um constrangimento pra mim, porque eu, Andreia, tinha consciência do quanto aquilo era violento e absurdo", explica a atriz.

"O que a Lucinda mais exige de mim é não ter consciência do que ela está falando, para que eu possa ser muito cruel. Para fazer a Lucinda, eu tenho sempre que trair a minha consciência", resume. 

reprodução/tv Globo

Lucinda é alvo de muitas críticas do público por sua arrogância e maldade em Tempo de Amar

Lição da vilã
Antes de Lucinda, que vive na década de 1920 em Tempo de Amar, Andreia atuou em uma novela ainda mais de época: ela foi a heroína de Liberdade, Liberdade (2016), que se passava no século 18.

A experiência de vilania, no entanto, é nova: o mais próximo da maldade que ela havia chegado até então era com a Maria Clara de Império (2014), que implicava com a filha bastarda de seu pai, o comendador José Alfredo (Alexandre Nero).

A atriz está em sua sexta novela na Globo e afirma já ter dois trabalhos engatilhados para fazer após o fim de Tempo de Amar (que termina em março). Ela conta que levará para sua vida sérias lições que tirou do comportamento de Lucinda.

"Acho que, depois que ficamos adultos, vamos deixando de falar o que não achamos legal no comportamento das outras pessoas. Já o personagem podemos criticar abertamente, porque sabemos que ele não existe. Eu escuto as pessoas falando muito na arrogância da Lucinda, no modo dela de falar, em como ela reage. O que levo desse trabalho é a atenção para o modo como falamos e escutamos", conclui.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.