Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das seis

Além do Tempo: Lívia descobre farsa de Alberto e passa sermão no avô

Reprodução/TV Globo

Alinne Moraes (Lívia) em cena de Além do Tempo, novela das seis da Globo - Reprodução/TV Globo

Alinne Moraes (Lívia) em cena de Além do Tempo, novela das seis da Globo

REDAÇÃO

Publicado em 3/1/2016 - 8h01

Lívia (Alinne Moraes) tentará convencer Alberto (Juca de Oliveira) a contar a verdade sobre o passado para Emília (Ana Beatriz Nogueira) nos próximos capítulos de Além do Tempo, novela das seis da Globo. A sommelier passará um sermão no avô dizendo que ele é o culpado pelo sofrimento de mãe e filha durante 40 anos e que só ele pode desfazer a farsa.

Mesmo depois de ouvir de Vitória (Irene Ravache) que ela não sabia que a filha estava viva, Emília seguirá sem acreditar que a mãe foi enganada por Alberto. E Lívia tomará a frente da história para fazer a mãe aceitar que Vitória está falando a verdade. “Como é que se desfaz o resultado de uma mentira tão grande, tão cruel, vô? Duas vidas que foram marcadas de modo tão profundo por ela? A Vitória chorou quarenta anos a morte da filha. Certa que ela tinha sido culpada. Cheia de remorso! O senhor não pensou nisso, na dor que estava causando à minha avó?”, questionará ela.

Alberto explicará que inventou a mentira logo depois de ter sido abandonado e que estava com muito ódio da ex-mulher. Lívia rebaterá que entende a dor que ele sentiu, mas que isso não justifica passar tantos anos sem revelar a verdade a Vitória e Emília. “Só me arrependi quando me vi diante da morte em Navone! Quando percebi que estava prestes a ser julgado por Dio, Nosso Senhor! A presença da morte muda tudo, você vê seus erros, quer reparar antes que seja tarde demais!”, contará ele.

Lívia explicará para o avô que Emília e Vitória estiveram frente a frente já sabendo que são mãe e filha, mas que a empresária não acreditou na versão da mãe. “Você alimentou o mesmo ódio nela, uma criança! Contra a própria mãe! Dizendo que tinha sido esquecida por ela! Minha mãe não acredita que o senhor tenha feito isso. Ela precisa, ela tem que ouvir da sua boca, vô!”, pressionará.

Alberto justificará que ainda não teve coragem de revelar sua farsa porque Emília está muito sozinha e só ele continua a seu lado. “Você a deixou, o Bernardo [Felipe Camargo] também a deixou. Todos estão se afastando dela! Ela só tem a mim do lado. Não tive coragem de dizer que eu sou esse monstro. Me acovardei, pronto! Fui covarde e continuo sendo. Não vou aguentar a reação da Emília. Ela vai me odiar!", chorará o homem.

“A gente colhe o que planta, não dizem que é assim? Eu detesto fazer esse papel, apontar o dedo para o senhor, mas estou tão decepcionada. Tão triste. Cheguei a ter esperança que o senhor tivesse uma outra explicação”, lamentará Lívia. Alberto, então, decidirá que chegou a hora de contar a verdade.

Acidente

Saber que foi enganada pelo pai durante toda a vida será um golpe muito duro para Emília. Será tão difícil aceitar, que ela ficará em negação em um primeiro momento. “Pai, se eu acreditar nisso vou acreditar também que... Não é possível! O senhor não me deixou esquecer, alimentou meu ódio pela minha mãe! Uma criança! Não é possível. Se eu acreditar um minuto que seja nesse absurdo que está falando, nesse seu delírio senil, eu não teria mais pai. Porque o senhor me dizia, em cada aniversário, em cada momento da minha infância, da minha juventude, da minha vida, que Vitória nunca perguntou por mim! Que Vitória esqueceu que tinha uma filha! Viu por que não posso acreditar? Porque eu cresci amargurada, diminuída, me sentindo a pior das criaturas. Porque é isso que uma criança pensa quando é abandonada pela pessoa que mais devia amá-la. Quantas noites de choro escondido. Quanta dor", dirá ela, aos prantos.

Depois da conversa, ela sairá de casa desnorteada e procurará Vitória em seguida, mas perderá a coragem de falar com a mãe. Emília dirigirá o carro em alta velocidade e sofrerá um acidente que a deixará entre a vida e a morte.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Últimas de Além do Tempo

Enquete

Qual a melhor novela no ar atualmente?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.