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Estudo da Anatel mostra queda consecutiva no número de assinantes: crise e novas tecnologias
REDAÇÃO
Publicado em 5/2/2019 - 12h08
A crise econômica e o acesso a novas tecnologias trouxeram sérias consequências ao mercado de TV paga em 2018. As operadoras perderam, juntas, 549.833 assinantes no ano passado, queda de 3% em relação a 2017. Entre os meses de novembro e dezembro de 2018, as empresas tiveram 21.473 clientes a menos, e o país fechou o ano com total de 17.574.822 assinantes --em 2014, esse número era próximo dos 20 milhões.
De acordo com dados divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) nesta terça-feira (5), as quatro maiores operadoras continuam concentrando a grande maioria dos contratos ativos. O grupo Claro/Net fechou 2018 com 8,60 milhões de clientes (48% de todo o mercado), a Sky teve 5,28 milhões (30%), a Oi conta com 1,60 milhão (9%), e a Vivo com 1,56 milhão.
Dessas, apenas a Oi registrou crescimento na base de clientes em 2018. A empresa gangou 92.365 novos contratos e ultrapassou a Vivo, que até novembro era a terceira maior operadora em número de assinantes. As pequenas operadoras de TV por assinatura totalizaram 524.143 mil assinantes, ou apenas 2,98%.
Os dados também mostram que os clientes das operadoras continuam concentrados nos Estados do Sudeste. Os maiores mercados de TV paga ficam em São Paulo (com 36,8% dos contratos), Rio de Janeiro (com 13,5%) e Minas Gerais (com 8,8%).
O mercado de TV paga vem registrando quedas consecutivas no número de seus assinantes desde 2014 no Brasil. Entre fevereiro de 2017 e o mesmo mês de 2018, por exemplo, os números da Anatel apontavam redução de 761 mil contratos.
O acesso a novas tecnologias, como plataformas de streaming, além do aumento do desemprego e do aprofundamento da crise econômica no país são apontados por especialistas como as duas grandes razões para essa diminuição.
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