ECONOMIA REAL
DIVULGAÇÃO/GL COSMÉTICOS
Gusttavo Lima na campanha de lançamento do GL Miami; perfurmes do artista fazem sucesso
Gusttavo Lima fatura, e muito, com suas músicas e seus shows. Mas nem todos sabem que o sertanejo também ganha dinheiro em farmácias e com vendedoras porta a porta espalhadas pelo Brasil. Desde 2022, o artista é um dos donos da GL Cosméticos, que já vendeu mais de 500 mil frascos do perfume do Embaixador e até recrutou fãs para darem pitacos na construção das fragrâncias.
Desde a origem da marca, o marido de Andressa Suita optou por um caminho diferente do tradicionalmente feito por artistas e influenciadores, que lançam produtos em parceria com grandes empresas: casos de Adriane Galisteu e Celso Portiolli, que têm perfumes da Jequiti; e de Bianca Andrade, a Boca Rosa, que lançou sua primeira coleção de maquiagem junto à marca francesa Payot e, no ano passado, passou a operar de maneira independente.
Essa decisão de Lima aumenta os riscos, mas também proporciona maiores retornos financeiros caso o negócio dê certo --o que ocorreu. Desde o lançamento da primeira fragrância, em setembro de 2022, as vendas crescem em ritmo exponencial: em 2024, mais de 280 mil frascos do perfume foram comercializados. Além da venda pela internet, os produtos estão expostos em cerca de 6 mil lojas pelo país e também são comercializados pelas representantes de venda direta da marca Hinode.
"Nossa meta é fechar 2025 com 550 mil unidades. Começamos com um perfume em 2022 e, hoje, temos oito fragrâncias, todas produzidas pela francesa Givaudan, além de produtos para corpo e banho", detalha Rafael Turziani, diretor de marketing (CMO) da Adventures, empresa especializada na construção de marcas para celebridades e responsável pelo desenvolvimento da GL Cosméticos.
Em entrevista exclusiva ao Economia Real, site de finanças e negócios que o Notícias da TV lança em breve com a proposta de traduzir o economês para pessoas físicas e micro, pequenos e médios empresários (MPMEs), Turziani explica que leva de nove meses a um ano para que a marca de uma celebridade saia do papel e chegue às ruas. "Dentro do segmento, é um tempo bastante interessante. Se você pegar uma empresa grande, desde o momento em que ela pensa em uma marca até colocá-la no mercado, isso pode levar de dois a quatro anos", detalha.
Nos Estados Unidos, artistas como Rihanna, LeBron James e Kylie Jenner não ficaram bilionários com a sua arte, e sim com os negócios. Rihanna conquistou esse patamar de fortuna graças à Fenty Beauty, sua marca de cosméticos. Acreditamos que a atenção vai estar cada vez mais na mão dos criadores, influenciadores e celebridades, o que gera um potencial gigantesco para a criação de empresas que atendam aos fãs dos artistas.
A influenciadora Jade Picon segue o mesmo caminho empresarial de Gusttavo Lima e, junto com a Adventures, lançou em setembro a marca Aura Beauty, focada em cuidados corporais. De acordo com o executivo, tanto o sertanejo quanto a ex-BBB usam suas respectivas redes sociais como principal canal de comunicação e divulgação dos produtos.
"No começo, focamos nas comunidades dos próprios artistas. No caso do Gusttavo, ele tem mais de 40 milhões de seguidores no Instagram e milhares de fãs pelo Brasil. Então, o público que gosta do Embaixador é grande o suficiente para essa construção, mas obviamente pretendemos expandir essa marca e levá-la para mais pessoas. Ainda não fomos para a TV, mas é um plano no futuro", destaca Turziani.
Diferentemente de uma empresa com uma marca independente forte, uma companhia construída em cima da reputação de um artista colhe tanto os bônus quanto os ônus da fama do seu principal rosto junto ao público --principalmente nos momentos de crise.
No ano passado, Gusttavo Lima teve um pedido de prisão solicitado pela Justiça durante os desdobramentos da operação Integration, que investigou empresas de jogos de apostas esportivas (as populares bets) e seus supostos envolvimentos em esquemas de lavagem de dinheiro.
Dias depois, a prisão foi revogada e, na época, seus advogados ressaltaram que o cantor "sempre teve uma vida limpa" e que adotariam medidas judiciais para "obter um mínimo de reparação a todo dano causado à imagem".
À primeira vista, essa crise também abalaria a marca de cosméticos do artista, correto? Errado! A GL Cosméticos dobrou o número de perfumes vendidos em 2024 ante 2023. De acordo com Turziani, a marca não larga a mão do seu principal porta-voz nesses momentos.
"Hoje em dia, principalmente nas redes sociais, você acaba passando por momentos de crise. O importante é se posicionar! Como marca, somos a marca do Embaixador, temos uma comunidade muito forte que nos ajuda, inclusive nesses momentos, a falar sobre a qualidade dos produtos, da confiabilidade. O Gusttavo tem um público que confia muito nele, a marca está alinhada aos valores dele", comenta.
Fontes do Economia Real em empresas construídas por personalidades digitais contam com esse mesmo pensamento do executivo e revelam que, em situações de cancelamento na internet, só perderam dinheiro quando oficializaram algum pedido de desculpas --estratégia que tranquiliza os críticos, mas "trai" os integrantes daquela comunidade.
E o poder da comunidade vai muito além dos momentos de crise. Mais de 30 fãs atuaram junto com o próprio cantor e equipe na construção do perfume Amor de Fã, comercializado por R$ 219,90. "Eles participaram de todo o processo, desde a escolha da fragrância até a definição da embalagem. Além disso, o Gusttavo tem muita referência de mercado e participa ativamente do lançamento de todos os produtos. Às vezes, levamos uma criação para ele, que nos direciona para outro caminho", afirma o marqueteiro.
Em primeira mão à reportagem, o diretor revela que o próximo movimento da marca ocorrerá em maio, com o relançamento do perfume GL Embaixador, primeira fragrância lançada pela companhia e líder de vendas: "Como a marca já tem dois anos e meio, faremos essa campanha para atualizar o produto e a nossa identidade visual".
Este e outros textos você encontrará no Economia Real, novo site de finanças e negócios do Notícias da TV que estreia em breve. Clique aqui e inscreva-se na newsletter do portal, além de acompanhar os nossos conteúdos no Instagram, LinkedIn, Threads, X (ex-Twitter) e Bluesky.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.