Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Fé eletrônica

Anatel dá aval para venda de canais da Abril para o missionário RR Soares

Fabio Cavalcante/Divulgação

O missionário RR Soares, rival de Edir Macedo, está comprando canais tipo TVA da Abril - Fabio Cavalcante/Divulgação

O missionário RR Soares, rival de Edir Macedo, está comprando canais tipo TVA da Abril

Daniel Castro

Publicado em 31/8/2013 - 13h34
Atualizado em 2/9/2013 - 12h03

Conselheiro aprova transferência de canais tipo TVA, criados originalmente para transmitir sinais de TV por assinatura, para a RIT, emissora do missionário concorrente de Edir Macedo. Emissora já ocupa canais da Abril

A venda de três canais tipo TVA, pertencentes ao Grupo Abril, para o missionário RR Soares, deverá ser aprovada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações.

Segundo o voto do conselheiro da Anatel Rodrigo Zerbone, a operação "importa mera substituição de agentes econômicos", uma vez que a RIT, minirrede de televisão de RR Soares, já ocupa os canais de TVA da Abril, como locadora de espaço.

 "A participação no mercado das empresas do Grupo Abril que ora transferem suas outorgas do Serviço TVA para os compradores é mínima, sendo
inferior a 1% nos mercados afetados pela operação,não despertando maiores preocupações concorrenciais", afirmou Zerbone ao site Telesíntese.

Os canais TVA foram criados no final dos anos 1980 para viabilizar o primeiro serviço de televisão por assinatura no país. Eram canais UHF (como o 28 de São Paulo) que transmitiam sinais codificados. Com a substituição desse modelo pelo cabo e satélite, os canais de TVA passaram a ser usados para transmitir sinais abertos, mas podem fazer isso apenas durante 11 horas por dia.

RR Soares é um dos principais concorrentes de Edir Macedo, dono da Record. Cunhado de Macedo, Soares deixou a Igreja Universal do Reino de Deus, nos anos 1980, para fundar a Igreja Internacional da Graça de Deus.

A Abril também está tentando vender a MTV, que ocupa o canal 32 de São Paulo.

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.