Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ELA VAI?

Vitória no Globo de Ouro coloca Fernanda Torres no Oscar? Histórico favorece atriz

REPRODUÇÃO/MAX

Fernanda Torres discursa no palco do Globo de Ouro após ser premiada como melhor atriz em filme de drama

Fernanda Torres recebe o Globo de Ouro de atriz em drama por Ainda Estou Aqui; rumo ao Oscar?

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 6/1/2025 - 20h00

A vitória histórica de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025 já é motivo de celebração, mas agora começa a expectativa pelo Oscar. A brasileira não era um dos cinco nomes cotados para a maior premiação do cinema, mas sua conquista no domingo (5) deve virar o jogo. E o histórico do troféu conta a seu favor: apenas duas performances que venceram a mesma categoria da filha de Fernanda Montenegro ficaram de fora da festa ápice da temporada.

Apesar de ser apontado como um dos principais termômetros do Oscar, o Globo de Ouro não pode ser visto como tal. Afinal, o prêmio tem como votantes 334 jornalistas estrangeiros que cobrem cinema e televisão. Já a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas conta com mais de 9 mil membros que trabalham na indústria --atores, roteiristas, diretores e afins.

Assim, não há muita convergência entre quem escolhe os vencedores do Globo de Ouro e quem aponta os indicados ao Oscar. Mas, como o primeiro grande prêmio do ano, a cerimônia que seleciona os melhores do cinema e da TV serve como uma vitrine para que votantes de outras estatuetas possam, pelo menos, conhecer algumas produções que poderiam ter deixado passar.

Um levantamento do Notícias da TV aponta que, desde a primeira estatueta de melhor atriz em drama, entregue em janeiro de 1944 para Jennifer Jones (1919-2009), de A Canção de Bernadette (1943), quase todas as vitoriosas no Globo de Ouro conseguiram pelo menos uma indicação ao Oscar.

As únicas exceções são Shirley MacLaine, premiada em 1989 por Madame Sousatzka (1988), e Kate Winslet, reconhecida na cerimônia de 2009 por seu trabalho em Foi Apenas Um Sonho (2008). Todas as outras atrizes agraciadas pela Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood foram nomeadas pelos votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

E até as duas performances que não renderam indicações merecem um asterisco nos anais da história. Shirley MacLaine, porque dividiu o Globo de Ouro com outras duas atrizes em um bizarro empate triplo. Jodie Foster (Acusados) e Sigourney Weaver (A Montanha dos Gorilas) comprovaram a regra e concorreram ao Oscar --com a vitória da primeira.

Já Kate Winslet não foi para o Oscar com Foi Apenas Um Sonho, mas levou a estatueta na premiação daquele ano mesmo assim. É que a estrela de Titanic (1997) foi reconhecida por seu trabalho em outro filme, O Leitor --pelo qual ela também tinha levado o Globo de Ouro, mas de atriz coadjuvante.

Ou seja: o prognóstico de Fernanda Torres no Oscar é dos mais positivos. Ainda mais porque o Globo de Ouro ocorreu poucos dias antes de os membros da Academia elegerem os indicados para a premiação: a votação começa nesta quarta-feira (8) e segue até domingo (12).

A expectativa é de que quem ainda não conferiu a performance da brasileira em Ainda Estou Aqui corra atrás de uma sessão do filme para ver o que está perdendo. No mínimo, o prêmio do último domingo já serviu para trazer mais holofotes para Fernanda, o que é ótimo para as chances da atriz.

A lista de indicados ao Oscar 2025 será anunciada em 17 de janeiro, e a cerimônia acontece em 2 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.