Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Pede pra sair!

TNT exibe dobradinha violenta com os dois filmes Tropa de Elite

Divulgação/Globo Filmes

O ator Wagner Moura aponta arma no filme Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro, de 2010 - Divulgação/Globo Filmes

O ator Wagner Moura aponta arma no filme Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro, de 2010

GABRIEL PERLINE, Especial para o Notícias da TV

Publicado em 12/6/2015 - 15h19
Atualizado em 15/6/2015 - 4h58

O canal TNT põe fim ao clima romântico que tomou conta da TV no fim de semana, por conta do Dia dos Namorados, e apresenta uma dobradinha violenta e sanguinária. Nesta segunda (15), exibe em sequência os filmes Tropa de Elite e Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro, maior bilheteria da história do cinema nacional, com mais de 11 milhões de espectadores.

Lançado em 2007, Tropa de Elite caiu nas graças do público ao mostrar Wagner Moura na pele do implacável e incorruptível capitão Nascimento, líder do grupo policial que dá nome ao longa. Além da figura austera, foi responsável por colocar na boca do povo bordões repetidos à exaustão, como as frases "Pede pra sair" e "O senhor é um fanfarrão". 

Responsável por conduzir sua equipe ao morro do Turano, no Rio de Janeiro, e tentar pacificar a comunidade local, tomada por traficantes e assaltantes, capitão Nascimento perde o controle quando dois de seus aspirantes decidem mostrar serviço na hora e local errados. Nascimento reage subindo o morro, matando bandidos e inocentes, para resgatar os policiais de sua equipe.

Inspirado no livro Elite da Tropa, escrito pelos ex-policiais André Batista e Rodrigo Pimentel, Tropa de Elite dividiu a opinião da crítica especializada. Enquanto parte da imprensa torceu o nariz pelo excesso de violência, alguns jornalistas elevaram sua moral ao destacar a abordagem nada romântica sobre um tema relativamente clichê nas produções nacionais.

O longa do diretor José Padilha obteve uma bilheteria expressiva no Brasil, com mais de 2 milhões de ingressos vendidos, e foi premiado no Festival de Berlim de 2008 com o Urso de Ouro de melhor filme. O desempenho nos cinemas não foi melhor porque o filme se tornou uma das obras mais pirateadas do país.

O ator Wagner Moura em cena do longa Tropa de Elite, de 2007

Em Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro, lançado em 2010, a história dá um salto de 13 anos e mostra a nova fase profissional de Nascimento. Antes líder de um grupo do Bope, a elite da Polícia Militar do Rio de Janeiro, agora ele chefia o setor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado e comanda 16 equipes táticas, que, juntas, segundo o próprio personagem, formam uma máquina de guerra contra o crime organizado.

Em sua nova função, Nascimento não se vê livre dos conflitos em campo, mas como o título do filme sugere, seu inimigo não está exatamente infiltrado nas comunidades e morros cariocas. Ao analisar o sistema interno de seu novo departamento, ele descobre policiais e informantes aliados ao crime e inicia uma caçada às laranjas podres do serviço de inteligência do Estado.

São raras as sequências de franquias que conseguem um resultado melhor que os filmes precursores. E Tropa de Elite 2 conquistou o inesperado: agradou a crítica e atraiu um público quase cinco vezes superior a seu antecessor, tornando-se o longa-metragem nacional de maior bilheteria da história, com 11.146.723 espectadores. O recorde desbancou Dona Flor e Seus Dois Maridos, que desde 1976 estava no topo da lista dos mais assistidos no país.


ESPECIAL 2X TROPA - HOJE (15) NA TNT

► Tropa de Elite, às 20h20

► Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro, às 22h30


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.