Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

KARLA SOFÍA GASCÓN

Netflix boicota rival de Fernanda Torres no Oscar após posts racistas e islamofóbicos

Divulgação/Paris Filmes

Karla Sofía Gascón tem expressão chateada em cena do filme Emilia Pérez

Karla Sofía Gascón em cena de Emilia Pérez; atriz foi deletada de material promocional da Netflix

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 4/2/2025 - 21h34

De olho em uma histórica conquista do Oscar de melhor filme, a Netflix parece disposta a fazer qualquer coisa --até mesmo boicotar a protagonista da produção. Depois de virem à tona posts da atriz Karla Sofía Gascón com mensagens racistas e islamofóbicas, a plataforma excluiu a espanhola da campanha de divulgação de Emilia Pérez e chegou a cortar a verba para que a estrela participasse de diferentes premiações às quais está indicada.

Segundo a revista Variety, a Netflix não vai mais bancar as viagens nem equipe de maquiagem e figurino para que Karla Sofía compareça às próximas cerimônias da indústria --vistas como essenciais na reta final da corrida pelo Oscar. Ela ficará de fora, por exemplo, do Critics Choice Awards, que acontece na próxima sexta (7), mesmo indicada ao troféu de melhor atriz.

Karla também não aparecerá no PGA, prêmio do sindicato dos produtores, nem do DGA, prêmio da associação dos diretores, ambos marcados para o sábado (8) --a espanhola iria anunciar uma categoria na primeira cerimônia.

Para sua ausência não ficar tão feia, a atriz deve dar as caras nos Prémios Goya, considerados o Oscar da Espanha, que também acontecem no sábado, embora Emilia Pérez só tenha recebido uma indicação a melhor filme europeu.

A Netflix também mudou sua estratégia para divulgar o longa para votantes. Um novo pôster de FYC (Para Sua Consideração, na sigla em inglês) foi apresentado com foco em Zoe Saldaña, indicada a atriz coadjuvante. Selena Gomez e Adriana Paz, que sequer concorrem ao Oscar, também aparecem no cartaz promocional, mas Karla Sofía não está na imagem --e até o nome do filme surge na parte inferior, quase sem destaque.

De acordo com a reportagem da revista norte-americana, a plataforma de streaming não está mais conversando diretamente com Karla Sofía, que decidiu tomar controle da situação por conta própria e marcou uma entrevista com a CNN en Español sem avisar ninguém da equipe.

Na conversa, ela negou ser racista, ressaltou que não fez mal a ninguém nem cometeu algum crime com seus posts. A atriz também deletou sua conta no X, de onde saíram as mensagens em que falava mal de islâmicos na Espanha, de George Floyd (1973-2020), do Oscar e até de Selena Gomez --ela nega ter criticado sua colega de elenco.

Agora, a grande questão é se Karla Sofía Gascón aparecerá no Oscar, mesmo sendo pouco provável que ela leve a estatueta para casa. Além de ela poder ofuscar os outros indicados, existe um temor de que a atriz tente se defender no tapete vermelho antes da cerimônia e acabe metendo os pés pelas mãos. 

No Brasil, Emilia Pérez não é uma produção da Netflix --a distribuidora Paris Filmes comprou os direitos do longa francês por aqui e chegou a trazer Karla Sofía e o diretor Jacques Audiard para divulgar a produção.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.