O HABITANTE
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
O papa Leão 14 durante missa; filme de 2017 previu morte do pontífice muito antes de sua eleição
O papa Leão 14 foi eleito o novo líder da Igreja Católica há pouco mais de uma semana, mas um filme de terror mexicano lançado em 2017 previu a morte do religioso antes mesmo de o norte-americano Robert Prevost ter escolhido esse nome. Trata-se de O Habitante, disponível na Netflix.
Logo no início da produção, um âncora de telejornal anuncia que o papa Leão 14 não está mais entre nós --na época do lançamento, o pontífice era o papa Francisco (1936-2025), e a ideia de seu sucessor escolher um nome que não era usado há mais de um século era uma possibilidade muito distante.
"Há poucos instantes, o monsenhor acaba de anunciar o falecimento do papa Leão 14. Segundo as primeiras notícias vindas do Vaticano, o papa teria falecido por causa de uma sepse e do colapso cardiopulmonar irreversível pelo qual havia sido internado na semana passada", noticia o jornalista fictício.
A notícia que abre o filme pouco tem a ver com a história de O Habitante, que gira em torno de três irmãs que invadem a casa de um senador com a intenção de roubar dinheiro que ele teria recebido em subornos.
Dentro da residência, elas escutam gritos provenientes do sótão, decidem explorar o local e encontram, amarrada a uma cama, a filha paraplégica do senador. A tentativa de ajudar a jovem poderá representar o fim de todas.
Em entrevista ao jornal Clarín, o diretor e roteirista uruguaio Guillermo Amoedo apontou que a coincidência é mais uma pesquisa bem feita do que uma premonição. "O nome eu escolhi ao escrever o roteiro, em 2015. Cruzei diferentes profecias, como as de são Malaquias e da santa Hildegarda de Bingen, com outras teorias apócrifas e também com o histórico dos chamados antipapas. E Leão 14 foi o resultado", explicou o cineasta.
Ele contou também que, após Robert Prevost ter escolhido o nome apontado em seu filme para o seu papado, passou a receber mensagens de todos os tipos nas redes sociais. "Recebi muitos vídeos do TikTok com pessoas falando sobre o tema. E também mensagens de desconhecidos que foram pouco amáveis e me chamaram de 'conspirador' e de coisas piores", lamentou.
Amoedo admitiu que se surpreendeu com a coincidência e que foi até o ChatGPT para checar qual era a probabilidade de ele ter acertado o nome do próximo papa. "A inteligência artificial me disse que era menos de 3%, então não estou nada mal", se divertiu o diretor.
O cineasta ainda prometeu que quem assistir a O Habitante e prestar muita atenção poderá encontrar outras "previsões" sobre o futuro, tal qual a animação Os Simpsons. "Se analisarem com cuidado, vão ver muitas coincidências que vão além do nome do papa", disse ele, que usou várias escrituras católicas para montar o roteiro do filme.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.