SUZANA PIRES
DIVULGAÇÃO/GLOBO FILMES
Suzana Pires em cena do filme Câncer com Ascendente em Virgem; ela raspou a cabeça para o filme
A atriz Suzana Pires encarou um grande desafio em sua carreira: ela foi contratada para escrever o roteiro e protagonizar o filme Câncer com Ascendente em Virgem. A história retrata a trajetória de uma mulher que luta contra um câncer de mama. A atriz raspou o cabelo em cena e demonstrou não ter tido dificuldade com isso. "Foi o máximo ficar careca", diz ela.
Suzana conta que, desde que topou interpretar o papel de Clara, a protagonista, decidiu se entregar totalmente e sequer cogitou não raspar a cabeça. Ela se lembrou também de um momento que aconteceu em sua vida familiar para compor a personagem.
"Meu pai teve câncer. Quando eu escrevi o roteiro, ele estava passando pela doença, a gente ia pra quimioterapia. Quando ele teve que raspar o cabelo, ele foi no banheiro, raspou tudo e deixou só um tufo na frente. Quando voltou pra sala, tive um ataque de riso, esqueci que ele estava careca, que estava fazendo uma quimio poderosa. A gente fez um ensaio de foto de chapéu, a coisa foi indo e foi muito marcante", lembra.
A atriz relata que foi se despedindo de seu cabelo nos dias antes da gravação e que, na hora, não foi um sofrimento. Muito pelo contrário. A cena é cheia de bom humor, com piadinhas da personagem de Marieta Severo, que interpreta a mãe de Clara. A própria veterana raspou a cabeça de Suzana.
"A Marieta raspou minha cabeça, isso é uma bênção", brinca Suzana. "Isso é uma temeridade", retruca Marieta. Um membro da equipe se ofereceu como cobaia para que a atriz treinasse para usar a máquina de raspar cabelo, e todos se divertiram no set.
Após o fim das filmagens, Suzana Pires afirma ter lidado bem com o cabelo raspado. Desde então, só quer cortes mais curtinhos. "A minha vida inteira eu fui cabeluda, tive cabelão. Isso ficou muito marcado pra mim. E agora [com cabelo curto] eu não quero saber de outra vida. Quem me contratar vai ter que ter peruca. É uma liberdade, e eu saí com uma sensação de renovação", diz.
"Acho que também é algo que a gente pode transmitir para quem está passando por isso [por um câncer]. Não é a perda do cabelo, é temporário. Foi o máximo ficar careca", declara a atriz.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.