MARKETING
Divulgação/Rio2C
Jojo Todynho ostenta caneca Stanley e relógio Rolex em painel sobre seu marketing na Rio2C
Jojo Todynho é um fenômeno. Aos 27 anos, a vencedora de A Fazenda 12 (2020) tem mais de 30 milhões de Instagram, é disputada por grandes marcas e dá exemplo não só para gente de origem humilde como ela, preta e da periferia: o caminho é estudar, buscar conhecimento. No ano passado, já rica e famosa, ela entrou em uma faculdade de Direito.
A funkeira tem se revelado uma estudante esforçada. Na semana passada, a influenciadora falou para uma seleta plateia na Rio2C, maior evento da indústria criativa na América Latina, e confessou que não consegue colar nas provas. Revelou também que quer ser advogada especializada na área Civil para, no futuro, trabalhar na TV falando sobre os direitos das pessoas.
"Gente, vou contar uma coisa pra vocês. No dia da prova, me dá uma coisa que eu não sei. Na hora da prova, eu ativo meu TDAH [Transtorno por Déficit de Atenção e Hiperatividade], fico míope que não enxergo nem pra colar do colega, me dá Alzheimer, me apaga tudo na cabeça", exagerou em um painel promovido pela revista Forbes com o pomposo título de Jojo Todynho: Marketing, Música e a Construção de uma Carreira Autêntica.
De acordo com Jojo, o pânico na hora da prova é reflexo de sua infância. "Quando faço prova, fico muito nervosa, fico assim: 'Ai meu Deus, não posso tirar menos, não posso ser burra'. Porque minha tia sempre falava: 'Jordana, se eu tiver que te levar para recuperação no colégio, nas férias, você vai ver só!'", rememorou.
Então, isso é coisa que foi plantada em mim, e eu estou tirando isso de dentro de mim, porque isso de alguma forma me afeta. Foram muitos anos sem estudar, e estou voltando agora. São várias coisas, e você vai ficando nervosa, mas eu sei que eu consigo e então vou me acalmando.
Contratada da Globo, Jojo contou que quer continuar na televisão depois de formada em Direito. "Eu quero estar na TV levando o meu trabalho, trazendo para as pessoas um conhecimento que elas não têm", discursou.
"A gente ainda vive num país muito leigo, né? As pessoas têm muita falta de informação, não sabem muito das coisas. Então, acho que vou poder ajudar nesse sentido, mostrar como cobrar os direitos, se posicionar de uma forma mais correta", completou.
No painel da Rio2C, a cantora não falou nada de música, mas deu uma aula de "marketing da autenticidade" e um show de carisma e inspiração. Refutou a fama de barraqueira e explicou por que não gosta de ser tratada como celebridade na faculdade.
"Geralmente, quando as pessoas me pedem foto na faculdade, eu falo: 'Não tiro foto na faculdade, estou aqui para estudar'. Então, eles [os alunos] têm que fingir que estudo."
Jojo afirmou que a virada em sua mentalidade aconteceu quando ela ficou conhecida nacionalmente, em 2018, quando estourou com Que Tiro Foi Esse?, e que a fama a levou a uma jornada de busca de conhecimento.
"A forma de ver o mundo mudou quando eu entrei no mundo da fama. Você começa a ter acesso a coisas que você vê pela televisão. Quando você passa a conhecer os bastidores, aí a história muda. E buscar o conhecimento, ele só abre, traz amplitude para a nossa mente pra gente entender que nem tudo é como parece. É aquela questão: 'Nem tudo o que reluz é ouro'; às vezes é uma merdinha pintada", falou, arrancando risos.
"A cada dia que eu vou pra faculdade e vou aprendendo coisas, eu falo assim: 'Cruzes, que medo!'. Medo do que eu vou me tornar, porque a gente vai saindo da inércia, da ignorância, e nossos olhos vão se abrindo, e a gente fala assim: 'Caramba, como é que eu não sabia disso? Como eu não entendia?'".
Aluna aplicada, Jojo diz que é a primeira a levantar o braço quando o professor pergunta se alguém tem dúvidas na sala de aula. "Se você não perguntar, fica na ignorância", ensina.
A autenticidade de Jojo tem feito muito bem para sua conta bancária. Ela é embaixadora da Avon. Graças a uma brincadeira em rede social, ganhou o mesmo emprego dos caldos Knorr. E empresta seu nome a uma linha de limpador da marca Veja. "Vem aí um desinfetante", anunciou, sem dar mais detalhes.
Apesar disso, ela preserva um "hábito de pobre". O Rolex que ostenta em seu braço foi comprado em 21 parcelas, contou ela. Foi mesmo, Jojo?
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.