Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JORNALISTA

Record deixa Arnaldo Duran sem plano de saúde após demissão: 'Ato desumano'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Arnaldo Duran segurando um pão em foto do Instagram

Arnaldo Duran em foto para o Instagram; jornalista criticou Record por ficar sem plano de saúde

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 26/1/2024 - 13h59

Demitido da Record em 30 de dezembro de 2023, Arnaldo Duran teceu fortes críticas à emissora. Diagnosticado com síndrome de Machado-Joseph, uma doença degenerativa do sistema nervoso, o jornalista ficou sem plano de saúde ao ser surpreendido com a decisão. Além de reclamar de ter sido queimado no mercado pelo canal de TV, ele classificou sua dispensa como um ato desumano. Em nota, a Record informou que, por sigilo de informações pessoais, não comenta sobre salário e plano de saúde de funcionários.

Em entrevista ao Metrópoles, ele detalhou a situação, que o pegou totalmente de surpresa. "No dia 30 de dezembro, antevéspera de uma passagem de ano, eu fui chamado pra uma reunião na TV Record, na direção Domingo Espetacular. Eu achei que era alguma coisa sobre a coluna que eu fazia, a Mitos e Verdades da Alimentação", contou.

"Eu estava levando um livro americano sobre alimentos usados como remédios nos tempos bíblicos e queria fazer uma série de reportagens dentro da coluna porque achei que seria um negócio excelente pra audiência. Mas não, a notícia que eles estavam me dando era a de que eu estava sendo demitido", lamentou.

De acordo com o jornalista, a ficha ainda não caiu, e ele ficou assustado com o anúncio. O principal motivo foi ter que ficar sem plano de saúde daqui para frente.

"Eu tenho uma doença neurológica degenerativa que se chama Machado-Joseph, que agora é conhecida no mundo como SCA3. E eu acreditava que não ia perder o emprego fácil assim. Porque, apesar das dificuldades que essa doença traz, por exemplo, no equilíbrio, eu já quase não consigo ficar em pé, só posso andar com o aquele andador. Mas eu falo muito bem ainda", relatou.

Duran ainda comentou que é um milagre que ele consiga falar, o que atribui à sua fé. Ele ainda relembrou o quanto se esforçou para trabalhar durante a pandemia, período em que montou estúdios para poder entregar suas produções.

Segundo o profissional, a Record também o deixou queimado no mercado por conta da justificativa de para sua demissão. "A minha demissão foi um ato desumano. Por quê? Além de tudo o que aconteceu, a Record espalhou que me demitiu por causa do salário alto. Já me queimou no mercado. [Os contratantes pensam] 'eu não vou contratar o cara porque ganha [muito], não tenho dinheiro pra pagar'. E espalhou pelo mundo inteiro também que eu tenho a doença neurológica degenerativa", reclamou.

Duran alegou que a Igreja Universal usou sua doença para fazer propagandas, o que fez com que ele não compreendesse o motivo pelo qual foi dispensado. "Vários sites ligados à Igreja Universal falaram do meu sofrimento com a doença. Até o bispo Edir Macedo, nas redes sociais, aparece assistindo a um vídeo que eu gravei, impressionado com a minha capacidade de lutar contra a doença. Em vários sites ligados à igreja tem esse depoimento", disse.

Acho que foi de uma maldade muito grande, uma desumanidade que vai totalmente contra o que a igreja prega. A igreja prega uma coisa e faz outra. Quando eu falo a igreja, a responsabilidade é dos grandes da igreja, os bispos que têm as empresas.

O jornalista reforçou que sua maior reclamação é ter que lidar com sua doença sem plano de saúde. "Outra coisa muito ruim: eu vou ficar sem plano de saúde. O dono da Life Empresarial é o bispo Macedo. Então, ele mandou embora um funcionário doente, é dono plano de saúde, não vai pagar o plano de saúde desse funcionário. Me deixar sem plano de saúde é de uma crueldade muito grande, é muito ruim. Me sinto mal de falar sobre isso", emocionou-se.

Duran acredita que não conseguirá se recolocar no mercado. "Eu tô numa tristeza tão grande, tão doída, que não consegui desenvolver nenhum projeto. Deixa essa ferida ir se curando pra eu voltar às atividades. Empregado eu sei que nunca mais vou ser, sei que ninguém vai me dar emprego", lamentou.

Ele comentou que seu sonho era completar 60 anos de profissão sem parar, mas não conseguirá cumprir o objetivo. "Estou perdido, mas vou encontrar um caminho, com certeza", finalizou.

O Notícias da TV entrou em contato com a assessoria de imprensa da Record para comentar as acusações feitas por Arnaldo Duran. "O departamento de Jornalismo da Record passou por uma reestruturação no final do ano passado e alguns profissionais deixaram a emissora, entre eles o Arnaldo Duran, que agradecemos pelo trabalho desenvolvido durante o período que esteve conosco e deixamos as portas abertas para oportunidades pontuais futuras", iniciou a nota.

"Em tempo, afirmamos que a Record, por sigilo das informações pessoais, nunca comenta com a imprensa qualquer movimentação de seus colaboradores, bem como seus salários", finalizou a emissora.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.