LUTO
Reprodução/Columbia Pictures
Nos dois primeiros filmes de Karatê Kid, Chad McQueen viveu Dutch, amigo de Johnny (William Zabka)
O ator aposentado Chad McQueen, que ficou conhecido por participar dos dois primeiros filmes da saga Karatê Kid como o vilão Dutch, morreu aos 63 anos por causa de ferimentos decorrentes de uma queda sofrida em 2020. O personagem foi um dos poucos vilões da franquia a não retornar para a série Cobra Kai --seu intérprete recusou o convite porque largou a atuação para se dedicar às corridas.
Chad era filho da lenda de Hollywood Steve McQueen (1930-1980), indicado ao Oscar por O Canhoneiro do Yang-Tsé (1966) e astro de filmes como Sete Homens e um Destino (1960), A Mesa do Diabo (1965), Bullitt (1968), Crown, o Magnífico (1968), As 24 Horas de Le Mans (1971) e Inferno na Torre (1974).
Ainda criança, McQueen passou a demonstrar seu interesse por veículos e velocidade, paixões que herdou de seu pai. Aos nove anos, ele já corria com motos; aos 12, virou campeão mundial de sua categoria.
No fim da adolescência, seguiu os passos profissionais do pai e estreou no cinema com a comédia Skateboard (1978), no qual fez uma ponta como um dos atletas. Depois, apareceu em A Revolta de Hadley (1983), situado no mundo da luta greco-romana.
Seu grande papel como ator veio mesmo no ano seguinte, quando foi escalado para Karatê Kid - A Hora da Verdade (1984). Na pele de Dutch, amigo de Johnny Lawrence (William Zabka), McQueen fazia o inferno na vida de Daniel LaRusso (Ralph Macchio), o protagonista da história. Ele voltou para uma rápida participação no início do segundo filme, lançado em 1986.
Chad seguiu atuando, em projetos sem muito destaque, até 2001, quando apareceu em Fall: The Price of Silence, seu último projeto cinematográfico. Frustrado com a carreira de ator, ele passou a se dedicar com mais afinco às corridas de moto e ao automobilismo.
Ele chegou a ser convidado para participar de Cobra Kai, série da Netflix que continua a história dos filmes oitentistas. No entanto, ele recusou a chance de voltar a viver Dutch porque havia perdido seu interesse pela atuação e tinha muitos compromissos com sua faceta de velocidade.
Em 2010, ele abriu a McQueen Racing, empresa que se associou com líderes estabelecidos na indústria de carros e de motos personalizadas para o desenvolvimento de veículos de alta performance e acessórios customizados para os fãs de velocidade.
A morte do ator foi confirmada por sua família em nota à Variety nesta quinta-feira (12). "É com o coração pesado que anunciamos a morte de nosso pai, Chad McQueen. Sua jornada marcante como um pai amoroso para nós, juntamente com seu compromisso inabalável com nossa mãe, exemplificou uma vida cheia de amor e dedicação."
"Sua paixão pelo automobilismo não apenas destacou seu talento excepcional, mas também serviu como uma maneira de honrar o legado do seu pai, um testemunho dos valores que lhe foram transmitidos. Ele passou sua paixão, seu conhecimento e sua dedicação para nós, e continuaremos não apenas seu legado, mas também o do nosso avô. Enquanto família, precisamos enfrentar este momento difícil e pedimos gentilmente privacidade enquanto lembramos e celebramos sua vida extraordinária."
Ele deixa a mulher, Jeanie, com quem era casado desde 1993, e três filhos, Chase, Madison e Steven --este último é conhecido do público brasileiro por ter vivido Jeremy Gilbert na série The Vampire Diaries (2009-2017) e Jimmy Borelli em Chicago Fire.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.