Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

SILVANA TAQUES

Mãe de Larissa Manoela é indiciada pela polícia e acusada de racismo contra genro

REPRODUÇÃO/SBT

Silvana Taques em entrevista ao Fofocalizando, do SBT

Silvana Taques em entrevista ao Fofocalizando, do SBT; mãe de Larissa Manoela foi indiciada

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 30/11/2023 - 18h41
Atualizado em 30/11/2023 - 19h33

Silvana Taques, mãe de Larissa Manoela, foi indiciada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro por racismo religioso contra André Luiz Frambach. A acusação é baseada em uma mensagem enviada à filha no ano passado, em que a empresária chama a família do genro de "macumbeira" --referindo-se à religião espírita kardecista.

De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o indiciamento foi feito com base nos termos da lei que dispõe sobre crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. A polícia alega que foi comprovado o ato racista "de acordo com o apurado neste procedimento e com indícios suficientes de autoria”.

O ator deu seu depoimento em setembro, dizendo que "não se sentiu ofendido ou discriminado religiosamente". Frambach falou ainda que não ficou sabendo do comentário à época do ocorrido, só viu neste ano, quando Larissa Manoela negociava sua entrevista bombástica para o Fantástico, em 13 de agosto, sobre o rompimento familiar.

Segundo o namorado de Larissa, eles concordaram em não mostrar o comentário sobre a religião no programa da Globo, mas o print acabou vazando.

Larissa Manoela foi intimada, mas conseguiu uma liminar para não ir à delegacia. Silvana também não foi ouvida ainda, mas o pedido de arquivamento feito por sua defesa foi indeferido.

A denúncia que provocou a investigação foi feita pela Comissão de Combate a Intolerância Religiosa do Rio, representada pelos advogados Carlos Nicodemos e Rodolfo Xavier.

Depoimento de André Luiz Frambach

Quando foi intimado a depor, André Luiz Frambach também tentou se isentar da obrigação de ir à polícia, mas as autoridades negaram sua ausência. "Desta forma, André está, a contragosto, cumprindo com o que foi determinado judicialmente", afirmou Patrícia Proetti ao Notícias da TV.

Veja abaixo a nota divulgada pela defesa do casal na época:

"Após a Larissa ter sido intimada para depor, ingressamos com um habeas corpus em virtude de ela ser filha da suposta investigada e, por esta razão, não ser obrigada a testemunhar contra a mãe e nem comparecer para depor se não quiser.

Posteriormente foi impetrado um Habeas Corpus em favor do André pois, sendo ele genro da suposta investigada, seria considerado parente por afinidade o que também o isentaria de testemunhar contra a sogra.

Entretanto, o juízo entendeu que o Código de Processo Penal não isentaria genro de depor como testemunha, somente o Código de Processo Civil".

Mãe de Larissa Manoela denunciada

A polícia investiga a troca de mensagens entre Larissa Manoela e sua mãe, Silvana Taques, durante o Natal do ano passado. Na ocasião, elas já haviam brigado por conta de divergências pessoais e profissionais. A atriz alegou ter convidado os pais para passar a data comemorativa na casa da família de André Luiz Frambach, mas eles não quiseram.

Larissa, então, enviou uma mensagem desejando feliz Natal. "Oi, mãe! Eu sei que você não vai responder minha mensagem, mas quero que você receba. Quero te desejar um feliz Natal. Não porque eu acredito que será feliz, porque feliz mesmo seria se estivéssemos todos juntos como sonhei. Mas tento entender a sua escolha, a do pai. Eu também fiz a minha", escreveu ela.

"Sinto falta da minha melhor amiga. Tô aqui pra quando você quiser. Uma linda noite de Natal", finalizou a atriz. A mãe respondeu: "Vai à merda, vai? Esqueça que eu sou sua mãe! Nem li sua mensagem e já apaguei. Você fez suas escolhas e eu também". As mensagens foram reveladas pela reportagem do Fantástico, na Globo.

Um trecho acabou excluído pela emissora, mas foi divulgado posteriormente pelo UOL. Silvana deu continuidade às ofensas. "Esqueci de te desejar... Que você tenha um ótimo Natal aí com todos os guias dessa família macumbeira.", riu a mulher de Gilberto Elias.

Ao SBT, a mãe da atriz afirmou que agiu por impulso, está arrependida, e não teve a intenção de ofender ninguém. Larissa Manoela tem pai evangélico e mãe católica. Já André Luiz Frambach e sua família seguem o espiritismo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.