Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Bicampeão de realities

Longe da TV, Rafael Vannucci supera morte de amigos e agencia sertanejos

Divulgação/Felipe Araújo

Rafael Vannucci no palco de um show do artista que agencia, o cantor Felipe Araújo - Divulgação/Felipe Araújo

Rafael Vannucci no palco de um show do artista que agencia, o cantor Felipe Araújo

FERNANDA LOPES

Publicado em 10/7/2017 - 6h05

Ator, cantor, produtor e vencedor da Casa dos Artistas 2, Rafael Vannucci teve que reinventar sua carreira várias vezes nos últimos 20 anos. Nascido em uma família de artistas, ele sempre quis trabalhar com entretenimento, mas passou por dificuldades para se firmar na área musical. Primeiro, perdeu Leandro (1961-1998), da dupla com Leonardo, de quem era produtor. Depois, foi abalado pela morte repentina de Cristiano Araújo (1986-2015), cantor de quem era empresário e que morreu em um acidente de carro.

Vannucci conseguiu superar a morte dos amigos e reerguer sua carreira mais uma vez após participar de seu segundo reality show _Além do Peso, da Record, em 2015, em que perdeu 33 quilos e foi eleito pelo público como vencedor. Rafael mantém 107 quilos desde o fim do reality e, apesar de ter orgulho dos programas que fez, afirma que não sente falta da TV e quer se consagrar nos bastidores como agente sertanejo.

"Passar por isso duas vezes foi muito complicado. Fiquei quase seis meses pra me recuperar e querer voltar a trabalhar. Quando aconteceu [o acidente com Cristiano Araújo], precisei parar um pouco a minha vida, fazer outras coisas, porque eu não tinha forças para trabalhar, pensar num novo projeto. Depois desses seis meses, participei de um reality show que fez muito bem para mim, fui para lá me cuidar. Fiquei focado em emagrecer, alimentação, isso me deu uma revigorada", conta.

"Depois [do reality], falei 'peraí, já sofri bastante, agora vamos trabalhar, bola para frente'. Hoje não sinto falta da TV. Cuidar da carreira de outros artistas me alimenta muito nesse sentido", explica.

A trajetória de empresário musical de Vannucci começou aos 17 anos, como secretário e produtor de Leandro & Leonardo. Após estudar atuação, roteiro, direção e produção, ele decidiu se firmar na área musical e há oito anos vive em Goiânia. Depois da morte de Cristiano Araújo, o empresário de 38 anos passou trabalhar com o irmão dele, Felipe Araújo, e com o cantor Bento Nunes.

"Esse era o maior desafio que eu podia ter. Cuidar de um irmão, fazer [o sucesso dele] acontecer depois de uma tragédia dessas. Muita gente apostava contra, as comparações são inevitáveis. Mas a gente tem feito um trabalho de formiguinha, de posicionar o Felipe, lançar um artista que tem suas características, suas músicas. Hoje consigo agregar à minha carreira um pouco de tudo que aprendi, de marketing, criação, divulgação, montagem do show, roteiro, direção, repertório etc", afirma.

divulgação/recordtv

Rafael Vannucci ao lado de Rodrigo Faro antes de emagrecer no reality show Além do Peso

O cara dos reality shows
Antes de se mudar para Goiânia, Vannucci transitou por outras áreas do entretenimento em São Paulo. Filho da cantora Vanusa e do diretor Augusto César Vannucci (1934-1992), ele começou a carreira como apresentador há exatos 30 anos, em julho de 1987, no programa infantil ZYB Bom. Aos 9 anos, comandava a atração educativa da Band ao lado de outras cinco crianças, entre elas sua irmã Aretha e Rodrigo Faro, de quem é amigo até hoje.

"A gente bagunçava demais, quebrava as coisas no set, levávamos alegria para a Band. O ZYB é um programa que tenho muito orgulho de ter participado, porque na época ele foi revolucionário na questão de ajudar a criança a fazer ou aprender alguma coisa. A gente ajudava a criança a somar, a falar, ter opinião. [A atração] me traz uma lembrança muito boa', lembra.

Já aos 23 anos, no SBT, Vannucci passou por outra experiência "revolucionária": fez parte do elenco da segunda edição da Casa dos Artistas e saiu como vencedor, com um prêmio de R$ 500 mil.

Divulgação/SBT

Vannucci abraça Vanusa na final da Casa dos Artistas

"Eu acho que sou o cara dos reality shows, só eu e a Karina Bacchi ganhamos dois. A experiência foi muito boa. Reality é você se testar, se conhecer, passar por testes. O ser humano tem que estar disposto a evoluir, e evoluir sob pressão é muito bacana. Cada um dos reality shows que eu fiz me amadureceram demais, me fizeram crescer muito. Acho que fiz bom uso dos prêmios, gastei o que tinha que gastar, investi o que tinha que investir, ajudei minha mãe", explica.

Quando participou da Casa dos Artistas, em 2002, Rafael Vannucci era apresentado como cantor e ator, apesar de ser mais conhecido como filho de Vanusa. Hoje, ele afirma que não gosta muito de atuar e não quer voltar a cantar. Com 31 anos de carreira no entretenimento, prefere ver seus artistas brilharem.

"Minha vida profissional está muito bem estabelecida na música, vivo bem com o que faço, tenho êxito e almejo coisas maiores. Pretendo crescer meu casting de artistas, me tornar uma grande referência na música brasileira como empresário, agenciador de artistas, diretor, produtor, tudo isso. Eu não fecho portas de nenhum lado da minha vida, mas o mercado musical em que eu vivo hoje, não vou sair dele nunca mais", conclui. 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.