ESTAFA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Lázaro Ramos na novela Elas Por Elas (2023); ator foi diagnosticado com estafa após trabalhar demais
Em janeiro de 2024, Lázaro Ramos foi parar no hospital com esgotamento mental após um intenso período de trabalho; ele foi diagnosticado com síndrome de burnout. Dez meses depois, o ator abriu o coração sobre como precisou mudar seus hábitos e virar sua rotina de ponta-cabeça para não ser novamente internado por trabalhar demais.
O ator explicou o que causou a estafa e relembrou que precisou ser levado às pressas pela mulher, Taís Araujo, para o hospital. "A gente vive numa época que tem muitas fontes de informação, o difícil é se sensibilizar. Tive o burnout, porque era tanta opção, tanta dúvida, tanta coisa que a cabeça não parava para conseguir processar os sentimentos", declarou à coluna Gente da Veja.
Ramos detalhou como conseguiu se estabilizar após a condição e contou que mudou totalmente seu dia a dia para não chegar mais ao ponto de esgotamento mental.
"Parando de trabalhar, desligando o computador às nove da noite, não respondendo o celular de madrugada, me cuidando, alimentação melhor e tendo a consciência de alguns processos que vão deixando a gente adoecido no dia a dia: a vida estressante, o desejo de resolver tudo, o tempo todo, de todo mundo. Isso às vezes a gente não tem consciência, a gente vai se entupindo de coisas para fazer e acaba quebrando", ponderou.
Em 19 de janeiro, Lázaro Ramos passou mal e desmaiou em sua residência em Salvador, na Bahia. O ator ficou dois dias internado após ser socorrido às pressas por Taís, que o levou diretamente ao hospital.
O diagnóstico foi de síndrome de burnout, um esgotamento físico ou mental que leva à sensação de cansaço ou fraqueza constante. A condição pode ser provocada por fatores comportamentais, de saúde ou psicológicos --no caso do ator, foi a carga intensa de trabalho que o levou ao diagnóstico.
Tanto ele quanto Taís vinham demonstrando sinais de estafa, mas nunca pararam de trabalhar. A situação fez com que eles dessem mais valor ao repouso, e planejassem férias de maneira urgente.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.