Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Jornalista e amiga de Gloria Maria, Wanda Chase morre após cirurgia delicada

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Wanda Chase sorridente, com cabelo curto e brincos de argola, em foto publicada no Instagram

Wanda Chase em foto publicada no Instagram; jornalista morreu aos 64 anos depois de cirurgia

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 3/4/2025 - 8h22

A jornalista Wanda Chase morreu aos 64 anos na noite de quarta (2) após sofrer complicações em uma cirurgia para tratar um aneurisma da aorta. Ela estava internada no Hospital Tereza de Liseaux, em Salvador, e ficou cerca de seis horas no centro cirúrgico. Premiada mais de 45 vezes e amiga de Gloria Maria, ela construiu uma carreira notável na TV Bahia e era uma importante ativista do movimento negro.

De acordo com familiares da comunicadora, Wanda vinha enfrentando problemas de saúde desde março, quando contraiu uma virose. Ela foi diagnosticada também com infecção urinária e intestinal, o que agravou o quadro.

Ao ser internada, foi descoberto um aneurisma dissecante da aorta, uma condição considerada crítica, que precisou de uma cirurgia de emergência. Ela não resistiu ao procedimento.

Nascida no Amazonas, Wanda se mudou para a Bahia em 1991 e trabalhou durante 27 anos na TV Bahia, afiliada da Globo. Sua trajetória também foi marcada por passagens na Rede Manchete e na Globo Nordeste. Ela atuou como assessora do Olodum e, ao se aposentar, virou colunista do IBahia e ainda criou o podcast Bastidores com Wanda Chase.

A carreira da comunicadora foi marcada por reconhecimentos importantes. Ao longo de sua trajetória profissional, foram mais de 45 prêmios, além de uma homenagem com o título de Cidadã Soteropolitana pela Câmara Municipal de Salvador em 2002.

Este ano, ela receberia o título de Cidadã Baiana pela Assembleia Legislativa da Bahia, mas o agravamento de sua condição de saúde não permitiu que a cerimônia acontecesse.

Sua amizade com Gloria Maria começou em meados dos anos 1990, e as duas tiveram uma relação próxima até a morte da jornalista em 2023. Ao G1, a amazonense contou detalhes da proximidade das duas, que confidenciavam segredos e conversavam com frequência.

O último encontro delas aconteceu na casa da antiga apresentadora do Fantástico, na Gávea, no Rio de Janeiro. Uma das lembranças da jornalista que traçou carreira na Bahia foi um desabafo que a amiga fez. "Wanda, eu tenho medo de morrer. Como posso morrer? Eu tenho duas filhas para criar", disse Gloria para ela.

Nota de pesar

A informação sobre a morte de Wanda foi divulgada pela família no Instagram oficial da jornalista. Leia o comunicado na íntegra:

"A família Chase, lamenta com pesar, informar o falecimento da irmã, tia e tia avó Wanda Chase. Jornalista, uma mulher pioneira e inspiradora na luta pela igualdade racial e pela representatividade na mídia.

Nascida no Amazonas, Wanda Chase construiu uma carreira exemplar no jornalismo, passando por importantes veículos de comunicação, como o Jornal A Crítica, Rede Manchete, TV Cabo Branco, Rede Globo Nordeste e por último, a convite, por 27 anos na TV Bahia.

Além de sua destacada atuação como repórter, editora, colunista e apresentadora, Wanda Chase foi uma militante incansável do movimento negro, lutando por mais visibilidade e inclusão para as comunidades afrodescendentes.

Mesmo após sua aposentadoria, Wanda, continuou ativa, escrevendo sua coluna Opraí Wanda Chase no Portal IBahia e trabalhando em projetos como um podcast Bastidores com Wanda Chase e um livro sobre a axé music.

Sua partida deixa um vazio irreparável, mas seu legado de luta, perseverança e paixão pela vida e pela justiça social continuará a inspirar gerações futuras.

Para nós, seus familiares, Wanda é referência de alegria, determinação, sensatez, honestidade e competência. Na vida a Wanda amou tudo que fez, e nosso amor por ela é para sempre."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.