Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

VOLTA POR CIMA

Jacquin diz que MasterChef o salvou, mas admite ainda ter dívidas: 'Quem não tem?'

DIVULGAÇÃO/BAND

Erick Jacquin durante divulgação do reality Pesadelo na Cozinha, segurando microfone em frente a telão, sorrindo

Erick Jacquin durante divulgação do reality Pesadelo na Cozinha; ele falou sobre sua trajetória

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 2/2/2025 - 18h00

Desde que entrou para o elenco de jurados do MasterChef, em 2014, Erick Jacquin viu sua vida mudar drasticamente para melhor. Com o sucesso na TV, ele conseguiu ganhar dinheiro, abrir restaurantes, reconstruir sua carreira e pagar dívidas --ainda que nem todas.

Jacquin estreia nesta sexta-feira (7), no Max, e na próxima terça (11), na Band, a nova temporada do Pesadelo na Cozinha. No reality, ele visita restaurantes à beira da falência, ensina os cozinheiros e empreendedores a trabalharem melhor e proporciona uma nova chance de os negócios prosperarem.

O próprio Jacquin sabe o que é passar dificuldades na carreira: ele já abriu e fechou alguns restaurantes, já sofreu muitos processos, inclusive trabalhistas, cometeu erros sérios e chegou à falência.

O chef conta que, na época em que começou a trabalhar como jurado do MasterChef, estava sem restaurante, e o programa o ajudou a se levantar. Agora, ele acredita que também pode ajudar os participantes do Pesadelo na Cozinha com sua experiência.

"Quando a gente começou o pesadelo, uma pessoa chegou e falou: 'Jacquin, como você pode fazer isso se você quebrou?'. E é verdade, eu quebrei, eu passei por essa fase. Eu quebrei muito feio. [Quando você quebra,] O telefone para de tocar, você fica com poucos amigos. Muita gente pensa: 'Se ferrou, bem feito'. Então eu sei o que é isso, fiquei com vergonha porque eu estava devendo. Agora, acho muito legal ajudar os outros", diz ele, em entrevista para divulgar o programa.

Ninguém me ajudou. Quem me ajudou foi a TV, o MasterChef. Graças ao MasterChef eu dei a volta por cima, consegui pagar minhas dívidas. Ainda tenho [dívidas], mas quem não tem?

"Então eu sinto um prazer de ver que tem dono [de restaurantes ajudados em temporadas anteriores do Pesadelo na Cozinha] que vão aos meus restaurantes e falam que abriram mais um restaurante, me convidam para comer. Isso é uma felicidade muito grande, poder ajudar uma pessoa que precisa. Não é só dinheiro, é na cabeça. Tem muita gente desesperada. A gente tenta levantar eles", explica.

Esta já é a quarta temporada do Pesadelo na Cozinha, e, segundo Jacquin, os problemas dos cozinheiros e empresários são parecidos: a maioria tem dificuldade com organização e descontrole com dinheiro, o que prejudica muito as operações dos empreendimentos.

"Os restaurantes têm problema, mas quem não tem hoje? É muito complicado. É preciso respeitar e obedecer o dinheiro. Eu aprendi a obedecer. É difícil ter o capital de giro, acho que dinheiro é o maior problema dos restaurantes hoje", afirma ele.

Hoje, o nome de Jacquin está atrelado a um grupo de restaurantes, de diferentes estilos. Ele se diz realizado tanto na carreira como chef quanto como personalidade televisiva.

"Nunca imaginei um dia fazer programas de televisão. Mas eu gosto, adoro. Acho que a gente deve fazer o que a gente gosta. Eu nunca trabalhei na minha vida, tudo o que eu faço é diversão. Eu gosto de me divertir, não gosto de trabalhar", brinca ele.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.